Gente da ULBRA
Thanise Guerini Atolini
Estudante representa a ULBRA na SBPC, em São Paulo
A jovem Thanise Guerini Atolini, estudante do sexto semestre do curso de História da ULBRA Canoas, embarca na próxima semana para São Paulo, onde representará a Universidade na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Durante o evento, realizado na cidade de São Carlos, acontece a Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), onde Thanise apresentará em pôster o seu trabalho O protagonismo negro no jornal O Exemplo: fragmentos biográficos de Marcílio Francisco da Costa Freitas (1876-1928).
O projeto de pesquisa investiga o protagonismo negro e as pedagogias culturais disseminadas nos editoriais e matérias do jornal O Exemplo. De acordo com o estudo, apesar da invisibilidade simbólica do negro e do racismo que marcou a sociedade gaúcha no início do século XX, encontra-se nas páginas do jornal um grupo de afrodescendentes com carreiras profissionais bem sucedidas, membros de inúmeras associações religiosas, culturais e sociais e que participavam ativamente do contexto político-cultural da sociedade porto-alegrense. A acadêmica foi orientada pela professora Maria Angélica Zubaran, doutora em História e pesquisadora do curso e do Mestrado em Educação da ULBRA Canoas. O projeto faz parte de uma pesquisa maior, vinculada ao Ministério da Cultura e a Universidade Federal de Pernambuco.
Em 2014, o trabalho de Thanise foi apresentado na EXPOULBRA, sendo vencedor na categoria Destaque das Ciências Humanas e também o trabalho destaque de todos apresentados na feira. Foi a partir deste reconhecimento que Thanise teve seu trabalho inscrito, pela própria Universidade, para o evento em São Paulo. "Foi a primeira vez que a ULBRA inscreveu um projeto para este evento, que é o maior no país", relatou a estudante. Durante sua participação, a pesquisadora acompanhará discussões na área de história social, assunto tema de seu grupo de trabalho. "Só de ter recebido prêmios com este projeto de pesquisa já achei muito legal, por que é um trabalho das ciências humanas, que fala do negro e que foi apresentado por uma mulher. Estou muito feliz com minha pesquisa, com minha apresentação em São Paulo e por representar a ULBRA."
ACS ULBRA: Laira Souza - Mtb 11.610
Notícias relacionadas
-
16
JANRESPONSABILIDADE SOCIAL Ulbra passa a usar energia renovável nas 18 unidades -
14
JANEmoção em conjunto Formatura do curso de Medicina revela sonhos e conquistas coletivas -
14
JANNOVIDADE EM SALA DE AULA Rede de Escolas da Ulbra se adequa à nova lei de celulares -
14
JANRECONHECIMENTO Ulbra reafirma compromisso social ao receber selo de responsabilidade
Últimas notícias
-
13
JANRECREAÇÃO COM SEGURANÇA Colônia de férias de verão garante diversão aos pequenos estudantes -
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas