Pesquisa
Facilitando a pesquisa no portal da Capes
Comunidade acadêmica tem acesso remoto ao cervo
A Universidade Luterana do Brasil facilita o acesso de professores, alunos e funcionários ao acervo do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), uma fundação do Ministério da Educação (MEC), a partir de uma parceria firmada em 2012. Através da adesão da ULBRA à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), em junho de 2015, os acessos à biblioteca virtual da Capes e à biblioteca de imagens de patologia em alta resolução da Atlases podem ser realizados de qualquer computador, não sendo mais necessário estar conectado à rede da Universidade para a fazer a pesquisa, como ocorria até então.
Segundo a coordenadora de Pesquisa da ULBRA, professora Ana Maria Pujol Vieira dos Santos, o serviço vai facilitar o acesso a todo o material de pesquisa de maneira remota. "Essa novidade facilita a pesquisa de todos, que agora não precisam se deslocar à ULBRA para ter acesso às informações".
Como acessar
Para ter acesso a essa facilidade, o usuário deve realizar a troca da senha do Autoatendimento no site da ULBRA. Após a alteração da senha, é necessário aguardar de um a dois dias para a atualização no servidor de validação de login no Portal de Serviços ULBRA-CAFe. Com a validação efetivada, a pesquisa já poderá ser realizada através da aba Meu Espaço, na página inicial do Portal de Periódicos da Capes (www.periodicos.capes.gov.br), confirmar o nome ULBRA e enviar. Na sequência, os professores, alunos ou colaboradores devem preencher os campos Username (com o seu CGU pessoal) e Password. O sistema vai reconhecer o acesso pela ULBRA e a busca já poderá ser realizada, tanto por autor, assunto ou palavra-chave.
Serviços disponíveis
Biblioteca virtual - Acervo com mais de 30 mil títulos, com texto completo, 130 bases referenciais, dez bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias, obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual;
Atlases - Biblioteca de imagens de patologia em alta resolução. É voltado para estudantes de Medicina e profissionais da área médica.
SAIBA MAIS
Portal da Capes - Uma história de sucesso
A história do Portal de Periódicos remonta o ano de 1990 quando, com o objetivo de fortalecer a pós-graduação no Brasil, o Ministério da Educação (MEC) criou o programa para bibliotecas de Instituições de Ensino Superior (IES). Foi a partir dessa iniciativa que, cinco anos mais tarde, foi criado o Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP). O Programa está na origem do atual serviço de periódicos eletrônicos oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) à comunidade acadêmica brasileira. O Portal de Periódicos foi oficialmente lançado em 11 de novembro de 2000, na mesma época em que começavam a ser criadas as bibliotecas virtuais e quando as editoras iniciavam o processo de digitalização dos seus acervos. Com o Portal, a Capes passou a centralizar e otimizar a aquisição desse tipo de conteúdo, por meio da negociação direta com editores internacionais. Desde lá, o Portal se consolidou como uma ferramenta fundamental para as atividades de ensino e pesquisa no Brasil.
Veja algumas vantagens que ele oferece ao público usuário: - facilidade de acesso à informação científica das melhores publicações do mundo, num único espaço virtual; - acesso a conhecimento atualizado obtido em artigos, livros e patentes que acabaram de ser publicados nos Estados Unidos, Ásia e Europa, sendo informações confiáveis e de alta qualidade, que permitem que o professor, pesquisador ou aluno fique sempre atualizado e produza trabalhos em sintonia com o melhor da produção científica mundial; - democratização do acesso à informação, cobrindo todo o território brasileiro; - e inserção internacional do conhecimento científico, pois o pesquisador tem acesso direto à produção dos autores, periódicos e sociedades internacionais mais conceituados da sua área. Isso garante ao pesquisador densidade à sua produção acadêmica, ao conhecer o funcionamento da ciência mundial dentro da sua área de atuação, bem como informações fundamentais para que ele também divulgue melhor a sua produção e passe a ser reconhecido internacionalmente.
Notícias relacionadas
-
19
FEVPÓS-GRADUAÇÃO Ulbra oferta pós presencial em Teologia e Ministério Pastoral -
19
DEZEDUCAÇÃO Ulbra em rede sobre políticas afirmativas na pós-graduação -
05
SETPós-graduação PPGECIM participa de Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva -
17
JULDissertação Mestranda do PPGProSaúde estuda os efeitos da andropausa em homens
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes