Direito
ULBRA comemora avaliação do curso de Direito pelo MEC
Curso ficou próximo a nota máxima em avaliação in loco
O curso de Direito da ULBRA Canoas obteve nota 4 no diagnóstico in loco realizado pelos avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), designados pelo Ministério da Educação. A notícia foi recebida com alegria na tarde desta quarta-feira, 1° de julho, pelos profissionais envolvidos no processo, no campus. A nota máxima da avaliação do MEC é 5.
De acordo com a diretora geral de Ensino, Graziela Oyarzabal, o ótimo desempenho do curso no processo avaliativo evidencia as boas práticas realizadas pela instituição. O curso de Direito foi analisado em três áreas: Organização didático-pedagógica (4,2), Corpo Docente (4,6) e Infraestrutura (4,4). Da média dos três conceitos resultou a nota final da graduação.
Fazem parte do corpo docente da ULBRA, nota máxima recebida entre os conceitos avaliados, os professores: Alceu Streher Escobar, Alessandra Mizuta, Andre Cezar, Carolina Zenha Sariva, Claudine Lang, Dóris Lei Lougue, Giulia Jaeger, Felipe Cunha de Almeida, Felipe Ferraz Merino, Jorge Trindade, Leandro Mota Cordioli, Marco Antonio de Almeida, Maria Aparecida Cardoso da Silveira, Moysés da Fontoura Pinto Neto, Paulo Cesar Steffen, Paulo Régis Rosa da Silva, Paulo Sydney Dalla Corte, Reni Freitas dos Santos, Romeo Atilano Nedel, Sergio Roberto de Abreu, Solange Conceição Iorio Guinteiro e Viviane Schacker Militão.
O curso
Como parte integrante do seu projeto pedagógico, o curso da ULBRA possui o desenvolvimento de um perfil profissional diferenciado, a partir de uma visão humanista do Ensino Jurídico, com aprendizados e conhecimentos obtidos por meio de atividades nos eixos de ensino, pesquisa e extensão. As atividades são planejadas e desenvolvidas buscando construir o conhecimento, o desenvolvimento de competências e a aquisição de habilidades para que o acadêmico atue no mercado como transformador da realidade social, utilizando-se da instrumentalidade do Direito como fator de integração e justiça. As práticas pedagógicas envolvem aulas, projetos de pesquisa, eventos científicos, atividades de monitoria, atividades de extensão, projetos comunitários e sociais, consultas à biblioteca, visitas orientadas, estágios, estudo de caso e outras atividades voltadas à sociedade.
Avaliação
Desde 2014, uma decisão do Ministério da Educação tornou obrigatória a avaliação in loco dos cursos de Direito em todo o país. Antes, o reconhecimento da instituição de ensino era renovado a partir da nota do ENADE. Esta foi a primeira avaliação do curso de Direito da ULBRA após a portaria do MEC.
ACS ULBRA: Caren Moraes - Mtb 11.772
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETUlbra em Movimento Ulbra reúne gestores de todo o Brasil em um dia histórico -
08
NOVGestão Assessores Administrativos recebem certificação da Educação Corporativa -
13
AGOEm Florianópolis Ulbratech recebe oficialmente o certificado Cerne 1 -
15
JULCapacitação Campus recebe mais uma edição da Formação Docente Continuada
Últimas notícias
-
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola -
04
NOVNOVA GESTÃO Projeto O Novo Jeito Ulbra de Ser propõe ações nas unidades do Sul -
31
OUTRELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE Reitor se reúne com líderes empresariais do Norte do RS -
30
OUTREDE DE INOVAÇÃO Ideathon na Ulbra: maratona de inovação transforma desafios em soluções