Universitárias
Estudantes são campeãs estaduais de futsal feminino
Título inédito coroou trabalho da equipe ao longo do ano
A equipe de Futsal Feminino da ULBRA conquistou o inédito título de Campeã do Estadual Adulto Feminino 2011, ao derrotar o tradicional time do Chimarrão pelo placar de 4 x 3. A partida eletrizante foi realizada na noite desta terça-feira, 06.12, no Complexo Esportivo da Universidade em Canoas, e contou com mais de 300 pessoas nas arquibancadas.
Além do título, as gurias da ULBRA tiveram ainda a goleadora da competição, Cota, que marcou 24 gols ao longo do ano, seguida por Pulga, também da ULBRA com 17; e a melhor campanha com 11 vitórias, dois empates e duas derrotas. A ULBRA marcou 71 gols, sofreu 38, garantindo um saldo final de 33 gols.
A partida final começou muito parecida com o primeiro jogo da fase decisiva, realizado em Estância Velha e vencido pelas representantes da Universidade pelo placar de 8 x 3. A ULBRA iniciou melhor, tocava a bola procurando abrir os espaços para a tentativa de finalização. Deu certo. Aos 4min58 Cota apareceu livre na entrada da área para bater cruzado abrindo o placar. Logo após, aos 11min34, ainda do primeiro tempo, Cota ampliou a vantagem em cobrança de pênalti. A partir deste gol a partida muda completamente.
Enquanto todos pensavam que a ULBRA faria valer a vantagem e administrar a partida se enganou. As representantes de Estância Velha conseguiram encaixar a marcação, impor o toque de bola e aos 14min37 Dodi diminuiu a diferença. Menos de um minuto depois Fran empatou para o Chimarrão.
Na etapa complementar, o time da ULBRA voltou desligado, deixando as adversárias imporem seu ritmo de jogo. Com menos de um minuto (0min48) de bola rolando Fran, em bela jogada individual, deixou o Chimarrão na frente do placar. O time da ULBRA parecia perdido em quadra. No entanto, um pedido de tempo por parte do técnico adversário acabou facilitando a vida da ULBRA no jogo. As canoenses conseguiram voltar à marcação implacável, a troca de passes envolventes, e criar boas oportunidades de gols, que só foram anotados aos 3min01 em uma jogada de oportunismo de Cota. A partir deste momento, o time passou a mandar no jogo, trocando passes sempre buscando o gol. Com a entrada da jogadora Dinha, o time ganhou mais uma opção de referência no ataque. Foi dos pés de Dinha que o quarto gol da ULBRA saiu aos 9min47, decretando a conquista das Universitárias no Estadual Adulto de Futsal 2011.
O técnico da ULBRA, Alex Bauer, salientou o poder de reação da equipe. “Nosso time se acomodou em determinado momento da partida, deixando o time do Chimarrão, que é muito bom e experiente, virar o placar. No entanto, nosso ponto de virada foi quando sofremos o gol e o técnico delas pediu tempo. Ali conversamos com as atletas e pedimos que elas tivessem calma, procurassem caprichar nos passes e encurtar a marcação. No fim, saímos vencedores e agora é comemorar a coroação de um trabalho que vem desde 2009 e hoje cumpriu seu objetivo final, ser campeão”, finalizou.
A capitã da ULBRA, Pulga, comemorou seu nono título pessoal e primeiro da equipe canoense no certame. “Vencemos uma das melhores equipes do país, que tem atletas experientes e de muita qualidade. A cada jogo fomos colocando um tijolinho em nossa casa, hoje foi o telhado e agora temos de entrar para comemorar. Estou muito feliz por derrotar minha ex-equipe, tenho maior respeito e carinho por muitas pessoas, mas saí de lá com magoa de alguns e hoje pude vencer em cima deles. Respeito muito as adversárias, mas esta vitória estava engasgada, o sabor de vencer eles é muito bom”, comentou.
Cota, artilheira da competição e destaque da final, disse que nunca duvidou do seu time. “Quando começamos este trabalho sabíamos que teríamos dificuldades e que precisaríamos nos doar. Hoje em quadra nenhuma das nossas atletas estava 100%, mas todas foram muito aguerridas. Quando não tivemos bem na partida, buscamos a calma em nosso banco de reservas e mudamos o panorama do jogo. O resultado foi um reflexo da nossa campanha, fortalecida em três pontos: respeito, humildade e dedicação. Agora o Futsal Feminino ganhou um novo capítulo na história de títulos da ULBRA. Sempre assistimos os times masculinos da ULBRA conquistarem tudo que podiam, e agora chegou um novo tempo, a nossa vez de mostrar nosso valor”, projetou a atleta.
O gerente de Esporte Universitário na ULBRA, Jober Teixeira Júnior, visivelmente emocionado destacou o empenho das atletas. “Hoje, mostramos que é possível sim fazer esporte de maneira diferente do que era feito aqui. Temos um time que luta do início ao fim sem pestanejar, buscando honrar esta camisa com muito empenho, dedicação e acima de tudo humildade. Nossas meninas estão de parabéns pelo ano realizado e pelo título”, declarou.
Equipes:
ULBRA– Ana, Manu, Beta, Cota, Pulga, Bruninha, Bahiana, Todinho, Kariny, Dinha e Vanes.
Técnico: Alexsandro Alves Baur, o Alex. - Preparadora Física: Tatiele Silveira – Massagista: Edison Avancini Neto – Gerente de Esportes: Jober Teixeira Júnior.
Chimarrão– Alynel, Delise, Masotti, Dodi, Jenifer, Fran, Helid, Deisi, Katia, Gaby, Neusa e Cande.
Técnico: Mario Boessio – Massagista Arno Feldmann.
Campanha da ULBRA na competição:
Classificatória
ULBRA 4 x 2 ACBF
Escola Santa Catarina 2 x 5 ULBRA
Chimarrão 1 x 1 ULBRA
ULBRA 5 x 1 UCPEL
UCS 1 x 4 ULBRA
ULBRA 6 x São José
ACBF 2 x 7 ULBRA
ULBRA 3 x 0 Escola Santa Catarina
ULBRA 4 x 1 Chimarrão
ULBRA 7 x 4 UCPEL
ULBRA 0 x 0 UCS
São José 5 x 2 ULBRA
Semifinais:
São José 8 x 6 ULBRA
ULBRA 4 x 1 São José – Prorrogação: ULBRA 1 x 0 São José
Finais:
Chimarrão 3 x 8 ULBRA
ULBRA 4 x 3 Chimarrão
Notícias relacionadas
-
18
OUTEsporte Equipe da Ulbra é vice-campeã brasileira no handebol feminino dos JUBs -
17
OUTEsporte Equipe de handebol feminino da Ulbra está na final dos JUBs -
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
29
FEVULBRA SPORT Ulbra retoma protagonismo no esporte e forma novos atletas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras