Colóquio
ULBRA realiza o Colóquio Fisiologia e Defesa Vegetal
Evento compartilhou conhecimentos
Foi realizado quinta-feira, 14.05, na ULBRA Canoas, o colóquio Fisiologia e Defesa Vegetal, que integra o projeto Análise da Regulação da Expressão, mediada por Fitohormônios, das Ureases de Soja. O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde) e pelo Programa de Pós-Graduação em Genética e Toxicologia Aplicada (PPGGTA-MP) da Universidade.
De acordo com a organizadora, professora Arlete Becker Ritt, do PPGBioSaúde e do PPGGTA-MP, os assuntos abordados no evento estão relacionados a um projeto que trata da análise da regulação da expressão mediada por fito-hormônios de proteínas de defesa que atuam em fungos, bactérias e insetos que agridem plantas, fazendo com que seja reduzido o desenvolvimento e a produtividade destes vegetais. "Estreitar a colaboração já existente entre a ULBRA e outras universidades, mas também com pesquisadores brasileiros e estrangeiros, além de fomentar a interação entre a graduação e pós-graduação nas áreas de biologia e agronômia", explica a docente, sobre o objetivo principal do encontro.
O projeto foi aprovado através do Edital 028-2014 CAPES-DAAD e desenvolvido pela professora Arlete com a colaboração da professora do Centro de Biotecnologia da UFRGS, Célia Carlini e do pesquisador do Instituto Max Planck, da Alemanha, Axel Mithoefer.
O colóquio promoveu diversas palestras com especialistas da área, como o pesquisador alemão Mithoefer, que vem desenvolvendo pesquisas sobre mecanismos de defesa vegetal contra insetos herbívoros. Palestrando em inglês, Mithoefer falou dos trabalhos que desenvolve sobre a sinalização celular e transporte de cálcio em plantas, destacando a resposta destes vegetais quando agredidos pelos insetos. Já a palestrante Célia Carlini, ao falar a respeito das ureases, relatou as novas descobertas sobre o novo papel da classe de proteínas. Para Carlini, além das funções enzimáticas, as proteínas apresentam atividade antifungicida, inseticida e também podem contribuir na defesa da planta contra diferentes tipos de agressores.
ACS ULBRA: André Bresolin
Notícias relacionadas
-
19
FEVPÓS-GRADUAÇÃO Ulbra oferta pós presencial em Teologia e Ministério Pastoral -
05
SETPós-graduação PPGECIM participa de Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva -
11
JULPPGOdonto Cirurgiã-dentista gaúcha assume vaga na Universidade de Iowa -
10
JULPPGProSaúde Aula inaugural trará desafios para a promoção da saúde
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras