São Mateus
Atico Chassot palestra no Museu da Natureza da São Mateus
Espaço de aprendizagem em Ciências completa um ano
Dia 5 de dezembro, o Museu da Natureza completou um ano. É um museu de Ciências construído e curado por alunos de ensino fundamental e médio localizado na Escola ULBRA São Mateus, em Cachoeirinha. Tem como objetivo ser um espaço de alfabetização científica e aprendizado, através da pesquisa. Também busca trabalhar com a comunidade escolar os temas relacionados ao meio ambiente, buscando conscientizar as pessoas para a preservação da natureza e todos seus ciclos.
O espaço possui coleções de fósseis de vertebrados e invertebrados, de moluscos e rochas. Apresenta dioramas sobre o ambiente marinho, réplicas interativas de célula animal e vegetal, cadeias de DNA, um sistema solar interativo entre outras atrações, como uma coleção de insetos coletados no bosque da escola e montados pelos alunos-pesquisadores.
O Museu da Natureza é coordenado pelo professor Guy Barcellos, idealizador do projeto, docente das disciplinas de Ciências e Biologia na mesma escola e mestrando em Educação em Ciências e Matemática, na Pucrs. Guy contou com o incentivo da diretora Elaine Dias, da supervisora Gislaine Rosina e da orientadora Viviane do Prado, que acolheram o projeto na escola e disponibilizaram oportunidades para sua instalação.
Vale ressaltar o trabalho de todos os 32 alunos da equipe, em especial dos estudantes Augusto Konrad, Camila Michelon, Brayan Knevitz, Caroline Silva, Dênisson Malhano, Felipe Raugust, Felipe Malhano, Gabriel Steinhauser, Júlio César Gomes, Gabriel Maia, Leonardo Saul, Nelson Amaral, Ricardo Assumpção, Vinícius Portinho e vários outros que participam deste trabalho.
O Museu começou a ser construído em abril de 2010 e foi aberto à visitação em dezembro de 2010, completando agora um ano aberto ao público.
Para marcar esta data especial, o professor doutor Attico Chassot proferiu a aula magistral Procurando formar jardineiros para cuidar do planeta. Chassot é considerado autoridade nacional em Educação, em Ciências e História da Ciência, professor há 50 anos, e é autor de vários livros, como: A Ciência através dos tempos, A Ciência é masculina?, Sete escritos sobre educação e Ciência, Alfabetização Científica: questões e desafios para a Educação, entre outros, também é docente da Pós-graduação em Educação da URI (Universidade Regional Integrada), de Frederico Westphalen, e professor aposentado da Ufrgs. O professor Chassot é um importante colaborador do Museu da Natureza desde sua inauguração. No ano passado fechou a semana inaugural do Museu da Natureza com a palestra A Ciência é masculina? e durante 2011 ministrou, no Museu, o curso A Ciência através dos tempos, para alunos e membros da comunidade escolar.
O Museu da Natureza, durante 2011, apresentou exposições temporárias, Feira de Ciências, experimentos interativos, modelagem interativa de fósseis, atividades com alunos do ensino fundamental e educação infantil, minicursos e palestras.
Mais detalhes:
http://museudanatureza.blogspot.com/
http://mestrechassot.blogspot.com/2011/12/05-para-formar-jardineiros-para-cuidar.html
Tags
Notícias relacionadas
-
30
JUNPodTerceirão Atuação do administrador é tema de podcast gravado na Ulbra -
02
JUNEducação Alunos do Colégio São Lucas lançam podcast sobre profissões -
21
DEZInspiração A Universidade como extensão de aprendizagem do Ensino Básico -
05
OUTInovação Para alunos da Rede de Escolas, Startup Teens chega à 2ª edição
Últimas notícias
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal