Medicina
Cerimônia abre o XVIII Congresso Gaúcho de Educação Médica
Novas Diretrizes Curriculares Nacionais é o tema do evento
Foi aberto oficialmente na noite desta quinta-feira, 21 de maio, o XVIII Congresso Gaúcho de Educação Médica, que acontece até o dia 23, na ULBRA Canoas. O evento, que neste ano tem mais de 600 inscritos, tem como tema as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Medicina 2015.
O Reitor da ULBRA, Marcos Fernando Ziemer, destacou a alegria da ULBRA em estar recebendo um evento de tamanha importância para a educação médica. Destacou a grande participação de professores e universitários de instituições de ensino público e particular de todo o Estado. "Defendo que as universidades conversem mais, interajam mais, troquem experiências, pois com certeza desenvolvem projetos de qualidade em seus cursos. Esta troca é fundamental para o processo de formação universitária", enfatizou.
Para o presidente da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), Sigisfredo Benelli, o tema do encontro é uma preocupação da ABEN e deve ser discutido amplamente. Lembrou que as atuais diretrizes foram construídas sem a participação dos médicos e que não contemplam as reais necessidades para uma formação de qualidade. "A ABEN está preocupada com a formação do médico que o país precisa, das pressões sociais que os médicos estão passando. E entende muito bem os riscos que a população possa estar exposta, daqui 30 anos, quando tivermos praticamente oito médicos para cada mil habitantes, formados por instituições sem o mínimo de estrutura, sem professores com capacitação adequada."
Léo Doncatto, coordenador do Curso de Medicina da ULBRA, agradeceu a confiança depositada na Instituição para a realização deste grande evento da categoria médica no qual está sendo discutido o futuro da formação destes profissionais. Destacou a realização das Ligas Acadêmicas, que estão debatendo as diretrizes em suas áreas, e comprometidas com o futuro da educação médica do Estado. "O congresso cria a união das escolas médicas de todo o RS. Entendemos que o crescimento tem que acontecer com todos juntos", completou.
Participaram ainda da solenidade o presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Alfredo Cantalice Neto; o Diretor da ABEM Regional Sul, Sandro Oliveira; o Coordenador Discente da ABEM Regional Sul, Eduardo Postal; o Diretor geral da ULBRA Canoas, Erivaldo Diniz de Brito, e a presidente do Centro Acadêmico de Medicina da ULBRA, Mariana Cobalchini. Em comum, todos destacaram a importância do debate sobre as diretrizes para o futuro da medicina no Brasil. Lembraram que as novas diretrizes curriculares, implantadas em 2014, não tiveram em sua construção a participação de médicos e professores, e foram feitas de forma rápida e com pouca discussão, sendo este Congresso o momento para que sejam amplamente debatidas.
ACS ULBRA: Laira Souza/Mtb 11.610
Tags
Notícias relacionadas
-
26
MAI1º de junho Ulbra terá diversão com Stand Up do Léo, o Gauchão de Apartamento -
08
MAI11 de maio Feira na Ulbra reúne empreendedoras negras -
03
ABRParceria de longa data Ulbra e Prefeitura iniciam organização da Semana do Bebê de Canela 2024 -
10
MARDia 30 de março Atuação do Biólogo será tema do primeiro Conversa no Museu
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras