Simões Lopes Neto
Cícero Galeno Lopes apresentou vida e obra de Lopes Neto
Acadêmicos e estudantes de escolas de Canoas participaram
Uma viagem enriquecedora pela vida e obra do escritor riograndense João Simões Lopes Neto. Assim foi o painel promovido pelo Curso de Letras na noite da quinta-feira, 18 de junho, e que teve como painelista o também escritor e especialista em literatura gaúcha, Cícero Galeno Lopes. A atividade contou com a participação de professores, acadêmicos e egressos do Curso de Letras e jovens estudantes das escolas Jussara Polidoro e Érico Veríssimo, de Canoas.
Sempre simpático, Cícero conquistou a plateia de estudantes e professores, envolvendo a todos em uma conversa pelo mundo de Simões Lopes Neto, em especial suas experiências como escritor. Em destaque a escrita do conto Negrinho do Pastoreio, que foi reproduzido inúmeras vezes. Em sua fala, Cícero destacou que o encontro tinha como um dos objetivos, o aperfeiçoamento humano. "O imaginário é mais importante que o conhecimento. O imaginário é o legado cultural que recebemos e que ajuda na construção do nosso próprio legado", disse.
O evento foi aberto pela coordenadora do Curso de Letras, Dóris Cristina Gedrat, que deu boas-vindas aos participantes e destacou a alegria de ter na Universidade a presença do escritor Cícero. A atividade teve ainda a participação de alunos e egressos, que fizeram encenações e declamações relativas às obras do homenageado Lopes Neto. Também foi apresentado o curta Simões Lopes Neto -- Entre o Real e o Imaginário, do cineasta Henrique de Freitas Lima.
ACSULBRA:Laira Souza - MTB 11610
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras