SBECE e SIECE
Palestrante belga abre Seminário sobre Estudos Culturais e Educação
Jan Masschelein falou sobre papel transgressor da educação na sociedade
O coordenador do Laboratório de Educação e Sociedade e do Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade da Universidade de Leuven, na Bélgica, professor doutor Jan Masschelein, lotou o auditório 220 do prédio 1 do campus Canoas durante a conferência de abertura do 6º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação (SBECE) e do 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação (SIECE), eventos promovidos pelos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) da ULBRA e da UFRGS.
Ovacionado pelo público, o autor de A Pedagogia, a Democracia, a Escola tomou seu lugar no palco, onde dissertou sobre o papel da educação como ferramenta de contestação da ordem política, econômica e social vigente.
Durante a palestra, intitulada Sobre Animais que Vão para Escola e Sobre a Educação como Transgressão da Ordem Natural e Social, Masschelein exaltou as instituições de ensino como símbolos da liberdade de expressão e do livre pensamento, indo de encontro com as ideias de do filósofo Michel Foucault, que as enxergava como prisões do corpo e da mente humana. "Eu tenho ciência das duras críticas feitas às instituições escolares enquanto símbolos de dominação, abuso de poder e de reprodução de desigualdades. No entanto, não posso compactuar com essa linha de raciocínio. Acredito que a história da educação é uma história marcada pela neutralização e aniquilação das diversas formas de opressão", pontuou em dado momento da palestra.
Após quase uma hora e meia, o conferencista encerrou sua apresentação sob fortes aplausos.
Mais cedo, durante a cerimônia inaugural do SIECE, o vice-reitor da ULBRA, Ricardo Willy Rieth, destacou a importância da temática adotada pelos eventos neste ano. "O narcisismo é um indicativo do tempo em que vivemos, por isso é muito oportuno que nós reflitamos sobre todos os temas que tem sido objeto de investigação a partir dos estudos culturais", comentou, ao saudar os seminários e seus organizadores. Na ocasião, também estavam presentes o pró-reitor Acadêmico da Universidade, Pedro Antonio González Hernández, o diretor do campus, Edivaldo Diniz Brito, o coordenador do PPGEDU da ULBRA, Edgar Rocberto Kirchof e a coordenadora do SBECE, Karla Saraiva.
O evento teve tradução simultânea da Língua Inglesa e acompanhamento de tradutores intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Os seminários, que contam com o apoio CAPES e da FAPERGS, seguem até o dia 03.06. Informações sobre as atividades podem ser obtidas em www.sbece.com.br.
ACS ULBRA: Marcus Perez
Jornalista- Mtb 0017602
Notícias relacionadas
-
19
FEVPÓS-GRADUAÇÃO Ulbra oferta pós presencial em Teologia e Ministério Pastoral -
19
DEZEDUCAÇÃO Ulbra em rede sobre políticas afirmativas na pós-graduação -
05
SETPós-graduação PPGECIM participa de Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva -
17
JULDissertação Mestranda do PPGProSaúde estuda os efeitos da andropausa em homens
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras