Responsabilidade Social
Curso de Enfermagem debate a Violência Contra a Pessoa Idosa
Evento ressalta a preocupação com a violência contra o idoso
O Curso de Enfermagem da ULBRA Canoas, em parceria com a Coordenação da Política de Atenção à Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Canoas, realizou hoje a I Jornada de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. O evento foi alusivo ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15.06.
Na abertura do encontro, o secretário municipal de Saúde de Canoas, Marcelo Bósio, ressaltou a importância das parcerias entre Poder Público e Universidade para a melhoria dos serviços prestados à população e para a preparação de futuros profissionais que farão o atendimento. Ele também salientou que a discussão deve girar em torno da qualidade do atendimento. "Hoje, muito mais do que os serviços disponíveis, temos que discutir a qualidade desses serviços. Espero que muita gente saia desta jornada mais indignada para discutir e propor ações em benefício das pessoas idosas", disse.
No encontro foram apresentados 16 casos notificados de violência contra idosos no município, além de dois óbitos de pessoas da terceira idade resultantes de atos violentos. A professora da disciplina de saúde do idoso do Curso de Enfermagem da ULBRA, Miria Camargo, destaca importância da jornada para os acadêmicos. "Nossos estudantes serão os profissionais do futuro e, como em 2050 o Brasil terá mais idosos do que jovens, precisamos sensibilizar os alunos para as demandas profissionais que eles atenderão", argumentou Miria, uma das organizadoras do evento.
Também participaram da atividade o coordenador de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Régis Marinho, a representante da Coordenadoria do Idoso, Neuza dos Santos e a coordenadoria da Enfermagem da Instituição, Daniela Schneider. O segundo momento do encontro foi conduzido por um debate com a presidente do Conselho Municipal do Idoso (COMDI), Mirna Pedroso, o promotor público Marcelo Docena Lopes dos Santos, a médica geriatra Maria Cristina Berleze e a representante da Coordenação de Política de Saúde do Idoso de Canoas, Fernanda Stassen.
ACS ULBRA: André Bresolin/MTB:
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras