Reitoria em Ação
Reitor Ziemer reitera a importância da Universidade
Marcos Ziemer participa do evento Brasil de Ideias
O reitor da ULBRA, Marcos Fernando Ziemer, prestigiou nesta sexta-feira, 29.05, o almoço Brasil de Ideias, que debateu as Ações que Fomentam a Transformação Social. O evento, promovido pela Revista VOTO, teve como oradoras a primeira-dama do Estado, Maria Helena Sartori, e a presidente de honra do Projeto Pescar, Rose Marie Linck. O projeto, que se transformou em fundação, já formou mais de 25.600 jovens em situação de vulnerabilidade em todo o Brasil. Hoje, encontra-se em outros países como Argentina, Paraguai, Angola e logo será lançado no Peru.
A primeira-dama do Estado ressaltou os efeitos positivos de um projeto realizado em Caxias do Sul, que incentivou mulheres a realizarem avaliações periódicas prevenindo o câncer de mama. O município conseguiu reduzir, de 2007 a 2012, em 20% a mortalidade por esta enfermidade. Aproveitando o mote da discussão, o reitor apresentou os resultados de um dos 141 projetos realizados pela ULBRA no Brasil. "A Semana do Bebê, projeto de extensão comunitária desenvolvido pela ULBRA Canoas em parceria com a prefeitura de Canela, teve os resultados das ações desenvolvidas em várias áreas, fazendo com que o índice de mortalidade infantil naquele município caísse de mais de 13%, em 2000, para menos de 6% na atualidade, ao longo dos anos", afirmou Ziemer, reiterando que, no tripé que forma a Universidade pelo ensino, pesquisa e extensão, esta é de fundamental importância.
A atuação da ULBRA foi elogiada pela embaixadora Leda Lúcia Martins. "O grande líder africano Nelson Mandela conheceu a ULBRA porque sua esposa precisava realizar o intercâmbio de jovens africanos com uma universidade. Foi a ULBRA quem acolheu o grupo", disse a chefe do escritório de representação do Ministério das Relações Exteriores, que já morou em 12 países trabalhando com questão social.
As oradoras e o público, que participou ativamente do encontro, produziram conjuntamente o desfecho do debate: o assistencialismo deve ser acompanhado sempre de ações educativas e sociais e os direitos, de deveres, para que essas ações gerem frutos e cumpram efetivamente o seu papel.
Nas fotos, o reitor participando do debate; no almoço, com a embaixadora Leda Lúcia Martins (foto ao centro); e no grupo com o diretor regional da Capemisa Seguradora, Daniel Arena; a primeira dama do RS, Maria Helena Sartori; a diretora executiva da Revista VOTO, Karim Miskulin; a mediadora do debate, Simone Pontes; e a presidente de honra do Projeto Pescar, Rose Marie Linck.
Tags
Notícias relacionadas
-
26
MAI1º de junho Ulbra terá diversão com Stand Up do Léo, o Gauchão de Apartamento -
08
MAI11 de maio Feira na Ulbra reúne empreendedoras negras -
03
ABRParceria de longa data Ulbra e Prefeitura iniciam organização da Semana do Bebê de Canela 2024 -
10
MARDia 30 de março Atuação do Biólogo será tema do primeiro Conversa no Museu
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras