Gente da ULBRA
Doutoranda publica artigo na Revista Mutation Research
Artigo de doutoranda é um dos mais acessados na internet
O artigo científico produzido por Danieli Benedetti, aluna de doutorado do PPGBioSaúde da ULBRA e de pesquisadores do Laboratório de Genética Toxicológica, é o mais baixado nos últimos 90 dias na Revista Mutation Research (revista científica internacional de grande impacto para a comunidade acadêmica). A pesquisa está despertando interesse internacional por ser a única que trata de danos genéticos causados por agroquímicos no cultivo da soja, que é produzida mundialmente tendo como maiores produtores Estados Unidos, Brasil, Argentina, China e Índia. Produção esta que tem uma repercussão econômica importante.
O trabalho de Danieli trata da exposição ocupacional de sojicultores da região de Espumoso (RS) a agroquímicos, demonstrando a importância da proteção individual para evitar danos genéticos. "Os resultados obtidos através do teste cometa e teste dos micronúcleos em mucosa oral revelaram danos no DNA dos indivíduos expostos aos agrotóxicos", relata a pesquisadora.
No estudo, foram avaliados 127 pessoas da região, sendo 81 expostos e 46 não expostos ao agrotóxico. Foram ainda correlacionados a diferentes parâmetros individuais: forma de exposição aos agrotóxicos, uso de equipamentos de segurança, gênero, hábito de fumar, idade e tempo decorrido desde a última aplicação. Observou-se também que aqueles que aplicam o agrotóxico somente com trator apresentaram menores valores de danos ao DNA que aqueles que utilizam também bomba manual.
O resultado da pesquisa alerta para a necessidade do monitoramento em sojicultores expostos às misturas complexas dos agrotóxicos e revelam a importância da realização de estudos epidemiológicos para que se possam estimar danos decorridos de exposição por longos períodos. As alterações genéticas causadas pela mistura de agrotóxicos durante o cultivo da soja desenvolvem diversas doenças nos indivíduos expostos.
O cultivo de soja é amplamente difundido no estado e está distribuído principalmente entre 497 municípios envolvidos na produção desta monocultura, especialmente na cidade de Espumoso. Com interesse em alcançar uma produção satisfatória, principalmente para atender a demanda comercial e receber benefícios econômicos, agricultores desta região são expostos de forma crescente a uma ampla combinação de diferentes agentes químicos, presentes em formulações de fungicidas, herbicidas e inseticidas, que têm seu uso combinado.
ACS ULBRA: Caren Moraes/Mtb 11.772
Notícias relacionadas
-
26
JUNMERCADO DE TRABALHO Ulbra oferece 42 novos cursos de extensão com temas atuais -
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
21
FEVEDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Gestão Hospitalar é o novo curso de graduação EAD da Ulbra -
19
FEVPÓS-GRADUAÇÃO Ulbra oferta pós presencial em Teologia e Ministério Pastoral
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras