Lançamentos
57ª Feira do Livro tem novidades da ULBRA no fim de semana
Três obras serão lançadas em sessões de autógrafos
Nos dias 12 e 13.11, sábado e domingo, a Editora da ULBRA apresenta mais três lançamentos na 57ª Feira do Livro de Porto Alegre.
Dia 12, às 19h30, o professor Leopoldo Wille (Pelotas/RS) autografa na praça o livro Pomeranos no Sul do Rio Grande do Sul: trajetória, mitos, cultura, falando desse povo barbaramente varrido da Europa no século XIX e hoje presente com sua cultura peculiar nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo e Rondônia, entre outros. Segundo o jornalista Sílvio Rochenbach, o livro é um “documento de identidade” dos 500 mil pomeranos espalhados pelo Brasil. Focada no Sul do Brasil, a narrativa ilumina e enriquece o olhar de quem se interessa em conhecer a fatia da contribuição pomerana para a história econômica, política, cultural e religiosa do Brasil que aí está.
No dia 13, às 17h30, estará na Praça de Autógrafos a professora Wanda Erna Marx Flor com seu livro Uma mesa para três – memórias avulsas. Ao resgatar o passado pessoal “em gostoso texto de forte essência”, segundo o jornalista Orlando Eller, ela compõe também o quadro histórico dos primórdios da Igreja Luterana no Brasil e da formação teológica daqueles que nela trabalharam e trabalham até hoje. Desde a juventude vivida em Teófilo Otoni e depois, ao lado do jovem pastor Paulo Flor, na igrejinha luterana de Mutum Preto, MG – isolada no canto de um pasto, abrigada por cerca de arame farpado e coberta de tabuinhas –, até o pré-seminário do Rio de Janeiro, passando pelo Instituto Concórdia de São Paulo e, depois, o Seminário Concórdia no Rio Grande do Sul, o livro é um passeio cronológico nos diversos modos de viver passado e presente.
Também no dia 13, às 16h30, ocorre a sessão de autógrafos do livro Manual de Euglenophyciae Pigmentadas, de Karina Federle Consoni e Sandra Maria Alves da Silva. O Manual é a primeira abordagem publicada dessas algas. Trata-se de um importante instrumento de pesquisa na área de taxonomia, sendo o primeiro a abordar exclusivamente o estudo das euglenophyciae no país. De acordo com a Dra. Viviane Berwanger Juliano, do IPH/UFRGS, o livro é uma importante ferramenta de pesquisa para profissionais das companhias de abastecimento de água, estudantes de graduação e pós-graduação e professores de ensino médio.
Notícias relacionadas
-
14
NOVNeste sábado, dia 16 Coordenadora do Ulbrati autografa na Feira do Livro de Porto Alegre -
13
NOVDia 15 de outubro Editora da Ulbra lança obras em parceria com o Conselho de Arquitetura -
08
NOVEnciclopédia dos Minerais Ulbra inicia período de lançamentos na Feira do Livro de Porto Alegre -
04
NOVCultura Editora Ulbra participa da 65ª Feira do Livro de Porto Alegre
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras