Orgulho de Canoas
ULBRA é a mais lembrada pelos canoenses no Marcas & Líderes
Marca ULBRA é a segunda que mais orgulha os canoenses
Durante a solenidade de apresentação do resultado da Pesquisa Marcas & Líderes 2011, realizada na noite de 8.11, a ULBRA foi agraciada com o troféu da categoria Instituição de Ensino Superior como a mais lembrada pelos canoenses. O reitor Marcos Fernando Ziemer recebeu o troféu em nome da Universidade. Ainda representando a ULBRA, compareceram os pró-reitores Ricardo Willy Rieth e Erwin Francisco Trochtrop Júnior.
O Colégio ULBRA Cristo Redentor ficou na terceira colocação nas categorias Escola de Ensino Fundamental e/ou Médio e Escola de Ensino Técnico ou Profissionalizante. A pesquisa ainda apontou que a ULBRA foi citada como a quinta empresa/instituição de Canoas onde os canoenses gostariam de trabalhar. E, ainda, ficou citada na segunda colocação como marca de Canoas que desperta mais orgulho nos canoenses.
A Pesquisa Marcas & Líderes tem sua 11ª edição este ano e se consolida ainda mais como um importante instrumento para o setor empresarial em Canoas, tanto que se refere a evidenciar as empresas, entidades e personalidades mais lembradas pelos canoenses, quanto para análise de posicionamento mercadológico e de estratégias de comunicação e marketing. Este projeto é formado por uma pesquisa e pelo avento de entrega de prêmios e tem três parceiros: ULBRA, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICS) e Diário de Canoas.
A pesquisa 2011, coordenada pelos professores do curso de Comunicação Social da ULBRA – Mirian Engel Gehrke (Publicidade e Propaganda), Fátima Giuliano, coordenadora da pesquisa, e Gustavo Becker, (Relações Públicas) -, tem duas novidades. Uma delas é o tema sustentabilidade, que foi incluído através da questão. Qual marca faz você pensar em preservação ecológica/reciclagem/sustentabilidade? Os três parceiros do projeto decidiram adotar este tema de acordo com a professora Mirian. “Estamos permanentemente sintonizados no mercado e nas mudanças do mundo e entendemos que hoje é fundamental que organizações de qualquer natureza, assim como as pessoas, pensem na sustentabilidade de suas ações. Então, já começamos a medir que marca os canoenses associam a este conceito”. Mirian também comenta que a pesquisa teve coleta de dados feita entre os meses de agosto e outubro, tem 47 categorias e envolvimento de oito alunos da Universidade.
A outra novidade é que a partir deste ano a pesquisa passa a ser um projeto de extensão da ULBRA, vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. Com esta alteração há um número menor de alunos envolvidos no projeto, porém por um período maior. Uma das alunas, por exemplo, fez parte do projeto ao longo dos dois semestres de 2011. Isto permite que a equipe se envolva com o projeto como um todo. Até 2010, a pesquisa era realizada dentro da disciplina Comunicação, Pesquisa e Mercado dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Relações Públicas da ULBRA Canoas.
Para o reitor Marcos Fernando Ziemer, “estudantes e professores da ULBRA passaram meses envolvidos na preparação do questionário, na coleta de informações e na tabulação dos resultados. Esta prática proporciona uma melhor formação acadêmica e consolida um dos papéis da Instituição, que é atuar diretamente na comunidade. A pesquisa é relevante porque mede o maior ativo de uma empresa: sua marca. A partir dos dados divulgados, os empresários locais posicionam melhor seus investimentos e aprimoram o desenvolvimento de seus negócios. Chegar ao topo não é tão difícil quanto se manter no topo. Para permanecer no primeiro lugar é preciso investir em qualidade e na produção do trabalho. Entre os alunos o Marcas & Líderes já virou tradição e referência”.
Clique aqui para assistir ao vídeo preparado pela equipe da ULBRA, abordando o tema sustentabilidade.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes
Últimas notícias
-
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience -
14
NOVESPORTE Ulbra Xperience destaca oportunidade na área de Alto Rendimento -
14
NOVEnsino na prática Direito na prática une alunos e docentes no último dia de Ulbra Xperience -
14
NOVEDUCAÇÃO HUMANIZADA Professores do Futuro: paixão e inspiração são qualidades valorizadas