Comitê da Copa
País está mais preparado para discutir a acessibilidade
Autoridades promovem Jogo da Solidariedade
A coletiva realizada no Complexo Esportivo da ULBRA Canoas contou com a presença do reitor da Universidade, Marcos Fernando Ziemer; o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia; o prefeito da cidade de Canoas, Jairo Jorge; os deputados federais Romário, Danrlei e Acelino 'Popó'; o coordenador executivo do Comitê Organizador da Copa do Mundo no RS, Carlos Eugênio Simon, e demais deputados e autoridades apoiadores do Jogo da Solidadariedade.
Romário e 'Popó' abordaram a caravana do Jogo da Solidariedade e a receptividade calorosa em todo o Brasil. Lembraram que como autoridades políticas têm a oportunidade de realizar e incentivar ações em prol da causa das pessoas com deficiência. Comentou sobre a iniciativa de auxiliar as ongs APAE e Instituto Pestalozzi, que visam o desenvolvimento de crianças com deficiências. ”Infelizmente, essas instituições não recebem o merecido reconhecimento, mas estamos lutando para melhorar a vida das pessoas por elas atendidas, também com a iniciativa de arrecadar recursos financeiros para sua manutenção”, afirmou.
Acelino ‘Popó’ declarou que o momento em que ele, Romário e Danrlei escolheram para entrar na vida política foi o mais indicado. Discorreu sobre a importância das ações do Comitê Especial da Copa e afirmou: “nós somos responsáveis pela fiscalização de projetos e obras de infraestrutura e acessibilidade, pressionando para que os prazos sejam obedecidos”.
Danrlei complementou a fala de seus colegas parlamentares, salientando a necessidade de realizar práticas sociais: “é uma obrigação nossa participar de projetos e serviços sociais e na Câmara de Deputados temos vários ex-atletas atuando e prol dessa causa. Estamos prontos para contribuir com esse trabalho de inclusão”, complementou.
O deputado Marco Maia falou sobre a importância da realização do evento beneficente Jogo da Solidariedade, e de como promoções desta grandeza podem beneficiar instituições como a APAE e o Instituto Pestalozzi , de Canoas. A importância da formação de alunos com deficiência da 1° até 4° séries, proporcionada pelo Instituto Pestalozzi, também foi ressaltada pelo presidente da Câmara. Marco Maia fez questão de agradecer o apoio dado pela ULBRA, ao evento.
Os deputados foram unânimes ao afirmar que a saúde, a educação e a acessibilidade devem ser o maior legado a ser deixado para os brasileiros.
O prefeito Jairo Jorge frisou a importância que o Jogo da Solidariedade trás para as instituições beneficiadas e para a cidade de Canoas e falou sobre a dificuldade que os portadores de qualquer tipo de deficiência enfrentam em suas vidas. “Penso como todos os portadores de deficiência enfrentam a “invisibilidade” dentro da sociedade, e um evento como este pode devolver-lhes a sua ‘visibilidade”, comentou Jairo Jorge.
O coordenador executivo do Comitê Organizador da Copa no Rio Grande do Sul, Carlos Eugênio Simon, lembrou que no dia 5 de dezembro do ano passado, quando encerrou sua carreira de árbitro de futebol, estava determinado a voltar a arbitrar somente se o evento beneficiasse entidades e associações necessitadas. Por isso, motivou-se a confirmada presença no Jogo da Solidariedade. Carlos Simon enfatizou a qualidade do complexo esportivo da ULBRA: “A universidade tem todas as condições de receber as seleções mundiais, devido a esse belo complexo”.
O reitor Marcos Fernando Ziemer agradeceu pela escolha do Complexo Esportivo da ULBRA como local para a realização do evento. Ressaltou o trabalho colaborativo dos funcionários da ULBRA e da mídia para que o Jogo da Solidariedade tivesse sucesso. “Desejamos que todos saiam satisfeitos do evento”, comentou Ziemer.
Notícias relacionadas
-
18
OUTEsporte Equipe da Ulbra é vice-campeã brasileira no handebol feminino dos JUBs -
17
OUTEsporte Equipe de handebol feminino da Ulbra está na final dos JUBs -
29
FEVULBRA SPORT Ulbra retoma protagonismo no esporte e forma novos atletas -
17
SETJUMED Ulbra é considerada melhor sede dos Jogos de Medicina
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras