Arte
Alunos promovem mostra Arte-Postal na Bienal do Mercosul
Projeto envolve 400 alunos de 15 escolas gaúchas
A mostra Projeto Arte-Postal: inter-relações nas escolas públicas do RS é o resultado de uma ação promovida pelos estudantes de Licenciatura em Artes Visuais da ULBRA Canoas, Ricardo John e Carol Arte, que consistiu em estabelecer uma intercomunicação, através da produção plástica de alunos das escolas públicas do Estado, nas quais estudantes da Universidade atuaram como estagiários. Essa mostra está disponível na 8ª Bienal do Mercosul, no Santander Cultural, em Porto Alegre, até o dia 15.11, em uma homenagem ao artista Eugenio Dittbor.
A possibilidade encontrada na Arte Postal para o exercício de uma transterritorialidade imagética foi o aspecto que estabeleceu e definiu a prática deste projeto, que teve como fonte de inspiração para o seu desenvolvimento as Pinturas Aeropostais do artista plástico Eugenio Dittborn; nessas, o exercício fundamentou o seu fio condutor paradigmático.
Como resultado, todos os trabalhos estão centralizados e reorganizados nesta instalação coletiva, integrando, desta forma, todas as escolas e alunos engajados no projeto.
A proposta pedagógica desta atividade, desenvolvida pelos estagiários, se deu com o intuito de estabelecer a comunicação visual, a fruição e discussão da produção plástica nas escolas participantes. Aproximar os alunos do exercício curatorial, em que a escolha de critérios organizacionais, a análise das imagens recebidas e o diálogo acerca de suas percepções, foi outro propósito do exercício, para que desenvolvessem a construção de um olhar crítico, sensível e respeitoso acerca das produções visuais que os rodeiam.
A prática deste projeto desenvolveu-se em atividades que resultaram na produção de uma composição visual por turma participante, organizada coletivamente em sala de aula, com os trabalhos plásticos individuais dos próprios alunos. Estas composições foram desmontadas e trocadas entre as turmas e escolas participantes, via Postal, para que as mesas fossem apreciadas, reorganizadas e remontadas em uma nova composição plástica a partir do olhar da turma destinatária sobre os trabalhos recebidos.
O critério da organização espacial, assim como as relações entre as imagens para as montagens e remontagens das composições, foi definido e estabelecido pelos próprios alunos, diante a um exercício curatorial.
Participaram do projeto 15 escolas do Estado e mais de 400 alunos. Conjuntamente com a 8ª Bienal do Mercosul, todos os envolvidos neste projeto homenageiam a este artista, manifestando através de sua participação, nesta ação, a comunicação que a proposta Postal consente.
Escolas participantes:
CE Cândido José de Godói – Porto Alegre/RS
EE Cônego Paulo de Nadal – Porto Alegre/RS
EEEB Professor Gentil Viegas Cardoso – Alvorada/RS
EEEB Érico Veríssimo – Lajeado/RS
EEEF Arnaldo J. Diel – Estrela/RS
EEEF Professora Luiza Teixeira Lauffer – Porto Alegre/RS
EEEM Dr. Ruy Coelho Gonçalves – Guaíba/RS
EEEM Ildefonso Simões Lopes – Osório/RS
EEEM José Gomes de Vasconcelos Jardim – Estância Velha/RS
EEEM Nossa Senhora Aparecida – Tramandaí/RS
EEEM Professor Alcides Cunha – Porto Alegre/RS
EE Farroupilha – Viamão/RS
EE Presidente Arthur da Costa e Silva – Porto Alegre/RS
ETE José Feijó – Porto Alegre/RS
IEE Estrela da Manhã – Estrela/RS
Tags
Notícias relacionadas
-
26
JUNArte para todos Orquestra da Ulbra homenageia Mercedes Sosa no Domingo Clássico -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes