Universidades equatorianas na Rede ULBRA de Inovação
Em agosto deste ano, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e a Agência de Inovação e Transferência Tecnológica da ULBRA, representadas respectivamente pelo pró-reitor Erwin Tochtrop e o coordenador da ULBRATECH Márcio Machado da Silva, assinaram acordo de cooperação com quatro universidades equatorianas, objetivando inseri-las na Rede ULBRA de Inovação.
Esta demanda surgiu do governo equatoriano, após ter visitado as instalações da ULBRA Canoas. A comitiva da ULBRA visitou quatro universidades locais, além de ter realizado diversas reuniões de trabalho com técnicos do governo e grandes empresas locais. O governador do estado de Manabí e pelo prefeito da cidade de Manta colocaram seus técnicos diretamente envolvidos no projeto de cooperação e detecção de demandas para com a ULBRATECH.
A ULBRA saiu do Equador com uma carta de intensões com as quatro universidades, o governo municipal e estadual de Manabí, e uma demanda de alguns grandes projetos, os quais pretende atuar com seu corpo técnico tanto de Canoas quanto de outros Parques Tecnológicos dos campi de Itumbiara/GO e Manaus/AM. Em contrapartida, ofereceu ao Equador, seis bolsas integrais de doutorado como forma de incentivo à qualificação docente e intercâmbio de pesquisas.
Márcio Machado, coordenador do projeto Rede ULBRA de Inovação e Parques Tecnológicos ULBRATECH, afirma a importância da participação das universidades manabitas nos projetos demandados pelo governo equatoriano. "O nosso objetivo é apresentar propostas inovadoras, envolvendo os pesquisadores da ULBRA e as empresas instaladas nos Parques Tecnológicos ULBRATECH, para transferir tecnologia para as universidades e empresas equatorianas realizarem a implantação dos seus projetos".
Notícias relacionadas
-
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação
Últimas notícias
-
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas