5ª Fecitep expõe 101 trabalhos de iniciação científica
A abertura da 5ª Fecitep – Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional - ocorre nesta quinta-feira, (06.10), às 14h, no prédio 16 da ULBRA Canoas. Durante três dias, escolas técnicas oriundas de 42 municípios do Rio Grande do Sul, apresentam trabalhos com o tema Ciência e Tecnologia a Favor do Planeta, que visam estimular a responsabilidade com o desenvolvimento sustentável da Terra. A solenidade oficial de abertura ocorre às 20h30, no Auditório A do prédio 14. A visitação é gratuita.
Serão apresentados 101 trabalhos, nos eixos Ambiente, Saúde e Segurança, Apoio Educacional, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Hospitalidade e Lazer, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Militar, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial e Recursos Naturais. Os melhores trabalhos serão premiados no encerramento da Feira, a partir das 11h, no Auditório A do prédio 14.
Uma das propostas da Feira é que o crescimento social, educacional e econômico das regiões do Estado está sedimentado nos investimentos que se fazem no ensino e na pesquisa, desde a escola. Por isso, a Superintendência da Educação Profissional do Rio Grande do Sul (SUEPRO) vem investindo na Fecitep e outros programas que oxigenam as escolas e preparam os alunos como futuros profissionais que atuarão no mundo da produção.
Horário de visitação:
Dia 06.10, das 14h às 22h
Dia 07.10, das 8h30 às 21h, sem intervalo
Dia 08.10, das 8h30 às 11h
Trabalhos
A Rede de Escolas da ULBRA levará trabalhos que se destacaram nas feiras internas de iniciação tecnológica. O Colégio ULBRA Cristo Redentor participa com os trabalhos: Descafeinização da Erva Mate, Desenvolvimento de um Biopolímero a partir do Amido de Milho, Textura de Parede Reutilizando Garrafas "PET", Obtenção do Plástico Sintetizado a partir da Proteína do Leite, Madeira Ecológica, Sistema de Controle Noturno para Semáforo, Banco de Carro Automático para Portadores de Necessidades Especiais, e Ponto Eficiente para Coletivos em Áreas Urbanas. Já os trabalhos do Colégio ULBRA São Lucas são: Estufa Coletora de Óleo, Caixa de Correio Inteligente e Contenção Inteligente.
Dados gerais
* 32 escolas da Rede Estadual
* 2 escolas da Rede ULBRA (Cristo Redentor e São Lucas)
* 7 escolas da Rede Sinodal
* 11 projetos da ADIFERS (Instituto Federal)
* 10 projetos do SENAC
* 10 projetos do SENAI
* 4 escolas do SINEPE/RS
Municípios
As escolas participantes representam 42 municípios gaúchos, das mais diversas regiões do Estado. São elas: Bagé, Bento Gonçalves, Bom Progresso, Campina das Missões, Canoas, Caxias do Sul, Chapada, Cruz Alta, Erechim, Estância Velha, Estrela, Feliz, Gravataí, Guarani das Missões, Ijuí, Ivoti, Jaguarão, Lagoa Vermelha, Lavras do Sul, Maçarambá, Marau, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Sapiranga, Santa Rosa, Soledade, Tapera, Taquara, Teutônia, Três de Maio, Uruguaiana, Venâncio Aires e Viamão.
Organização
A Secretaria Estadual de Educação promove a Feira, e sua organização tem a participação da Rede de Escolas da ULBRA, Associação dos Dirigentes das Instituições Federais do RS – ADIFERS; Rede Sinodal de Educação-RS; SENAC-RS; SENAI-RS e Sindicato das Escolas Particulares de Ensino – SINEPE-RS.
Entrada
A entrada é gratuita. A organização do evento solicita às escolas que agendem horário de visitação, pelo fone (51) 3462.9513. A ULBRA Canoas está localizada na Av. Farroupilha, 8.001- Bairro São José - Canoas/RS.
Tags
Notícias relacionadas
-
30
JUNPodTerceirão Atuação do administrador é tema de podcast gravado na Ulbra -
02
JUNEducação Alunos do Colégio São Lucas lançam podcast sobre profissões -
21
DEZInspiração A Universidade como extensão de aprendizagem do Ensino Básico -
05
OUTInovação Para alunos da Rede de Escolas, Startup Teens chega à 2ª edição
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema