Extensão
Dois mil atendimentos no Dia de Responsabilidade Social
26 cursos atenderam comunidade do bairro Guajuviras
A ULBRA registrou sua participação no Dia Nacional de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, no sábado, 24.09, nas dependências da Escola Estadual de Ensino Médio Jussara Maria Polidoro, no Bairro Guajuviras, em Canoas. Das 9h às 13h, foram realizados 2.103 atendimentos à comunidade, gratuitamente, nas áreas de saúde, saúde animal, educação, tecnologia e ciências sociais. Para essa demanda, atuaram 111 alunos e 55 professores de 26 cursos de graduação e graduação tecnológica da Universidade, além de sete colaboradores da instituição.
“Ao prestar serviços à comunidade, a ULBRA mostra a interface entre o ensino, a pesquisa e a extensão”, afirma a coordenadora de Extensão, professora Vivian Steyer. O professor Roberto dos Santos, coordenador do curso de História da ULBRA e vice-diretor da Escola Jussara Polidoro, ressaltou que era um momento especial para a Universidade, quando levava o seu carinho e atenção para uma das maiores comunidades regionais, que abriga cerca 70 mil pessoas.
A professora Mônica Kuplich, coordenadora do curso de Estética e Cosmética, esteve acompanhada de quatro alunas na realização de hidratação facial. Para elas, “as ações sociais são compensadoras pois o procedimento, embora simples, resulta num viço novo para a pele e as mulheres ficam muito felizes com isso”, disse enquanto era atendida a primeira cliente, Liuri Gutierres Estima.
Como alunos da 8ª série da Escola, Jordana Lopes e Airton Silva estavam participando da exposição que demonstrava os benefícios que o projeto social Geografizando Lugares, do curso de Geografia da ULBRA, já promovera na comunidade do Bairro Guajuviras. Eles apresentavam imagens do ‘antes e depois’, de praças, ruas e outros espaços da comunidade que foram reorganizados com orientação do projeto. “A praça onde antes era local para venda e consumo de drogas, agora é um espaço de lazer e para encontrar os amigos”, exemplifica Jordana.
Maiara Dias, aluna do curso de Pedagogia na modalidade a distância, da ULBRA, participou com os alunos formandos da Escola de Cabeleireiros do Senac-Canoas. Eles realizaram cortes e ensinaram a elaborar tranças.
A equipe que representou os cursos de Química, Biologia, Engenharia Química e Engenharia Ambiental orientou sobre a água do planeta, os recursos naturais e o tratamento aplicado para o consumo. Bolsistas de Química aproveitaram a empolgação das crianças para falar da importância de preservar os mananciais.
Pelo curso de Administração e sua Empresa Júnior, o professor Flávio Brambilla, os egressos Rodrigo Machado e Bruno Lobo, e o formando Alexandre Henês prestaram orientação sobre controle de finanças pessoais e criação e organização de empreendimentos familiares.
Com esquete teatral A Grande Família, o curso de Psicologia pode orientar sobre gravidez na adolescência, qualidade de vida de idosos e prevenção ao HIV. A partir de experiências já vivenciadas nos projetos sociais do curso, as estudantes Sida Maia, Elisa Pereira, Juliana Schmidtt, Danielly Brandt e Maria Elisabete Goulart abordavam as pessoas dando dicas rápidas, de forma divertida.
O curso de Odontologia levou o escovódromo para auxiliar na orientação de crianças e adolescentes sobre a correta escovação dental. Dez alunos, com supervisão dos professores Henrique Ruschell e Paulo de Borba, deram uma mostra do projeto Mantendo Sorrisos, um dos mais tradicionais da Universidade. Bruna Prado dos Santos (12 anos) e Jamily Vitória Silva da Luz (7), foram elogiadas pelos cuidados com a saúde bucal. Interessadas, também visitaram diversas banquinhas, dentre elas a do curso de Fonoaudiologia. Lá, a professora Marion de Barba observou as alunas Ana Carolina Carpes e Maribel Fachinetto explicando as meninas que é importante estar atendo a ouvir sons muito altos, com fones de ouvidos, por exemplo, não gritar insistentemente. “Nesta idade, são hábitos”, disse Marion.
Matemática pode ser divertido. Com brinquedos e elementos do laboratório de aprendizagem, as acadêmicas Joseane Lemos do Amaral e Neide Alves Schaeffer demonstravam segurança ao interagir com a comunidade, com figuras que abordam formas geométricas e proporções, bem como desenvolvem o raciocínio lógico e a sociabilidade.
Como descartar corretamente os medicamentos foi a principal mensagem deixada pelo curso de Farmácia para a comunidade, justificada nos prejuízos que o descarte incorreto pode causar ao meio ambiente e no aproveitamento que ainda pode ser dado aos medicamentos dentro da validade. A professora Carolina Schwarzbuld e estudantes também demonstraram produtos produzidos na Farmácia Escola da ULBRA – o álcool gel e sabonete líquido, que fizeram sucesso.
A natureza foi lembrada mais uma vez na distribuição de mudas de árvores nativas, legumes, verduras e flores. A tarefa, acompanhada de orientação sobre plantio e cuidados gerais, foi realizada pelos cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola e Engenharia Ambiental. O professor Vitório Poletto Ferreira destacou que a escola é sempre um bom lugar para incentivar a preservação da natureza.
O Design de Moda levou a oficina de customização de roupas. Especialmente as adolescentes, obtiveram várias dicas e puderam elas mesmas escolherem os aviamentos para incrementar o vestuário. Marisa Souza (14 anos) e Ana Caroline Senna (14) levaram calças jeans e transformaram em bermudas transadas.
Os jogos pedagógicos apresentados pela banca do curso de Pedagogia atraíram muitas crianças. “Com os jogos, a leitura e a oficina de desenho, desenvolvemos muitas habilidades das crianças, que aprendem brincando”, enfatizou a coordenadora do curso Maria Cleidia Klein Oliveira.
Um exemplo de como a atividade de ação social pode ser importante para a comunidade foi a participação da família inteira de Luis Augusto Rodrigues Michels. Ele, a esposa Rosicler e as filhas Bianca (14 anos) e Talita (3) percorrem todas as bancas. Com a equipe do curso de Enfermagem, os pais verificaram a pressão arterial; com os representantes da Fisioterapia, as condições de capacidade ventilatória. Luis lembrou que fica muito prático ter atendimento diversificado em um único local. No dia a dia, lembrou Rosicler, a família se acomoda e acaba não procurando revisão preventiva nos postos de saúde.
O Grupo Escoteiro Novo Horizonte e o Senac Canoas foram parceiros realizando atendimentos.
Ensino x Pesquisa x Extensão
O pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Ricardo Willy Rieth, ressalta que o Guajuviras é uma das maiores comunidades de toda a região metropolitana de Porto Alegre, sendo maior até que muitos municípios do Brasil. É uma área de vulnerabilidade, vizinha da ULBRA, em Canoas. “É um paradoxo uma comunidade com tantas carências estar localizada praticamente ao lado de uma das mais importantes universidades brasileiras e, também, de uma das maiores empresas do país – a Refap. E esse encontro, por ocorrer numa escola, é muito importante. Essa experiência faz parte da formação dos acadêmicos, envolve o conhecimento técnico que eles têm e o engajamento na transformação da realidade social dessas pessoas que sofrem muitas carências nas questões ambientais, de saúde e educacionais”, asseverou Rieth.
Esses encontros - ULBRA x escola x bairro, segundo Rieth, proporcionam aos universitários uma vivência real na área em que estudam. “Aqui eles podem aprender como ocorre de fato a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão, bases do conhecimento em uma universidade”, afirmou.
Ricardo Rieth ressalta que uma ação como esta, promovida pela Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), propõe levar as instituições a vivenciar essas experiências de integração com suas comunidades. “Na ULBRA temos mais de 200 projetos sociais tocados no nosso dia-a-dia, e um encontro como esse nos impulsiona ainda mais a continuar”, disse o pró-reitor.
Pelo lado dos cursos de graduação, os mesmos se sentem valorizados, afirma Ricardo Rieth. “Participando destes eventos, eles se mobilizam para compartilhar conhecimento com as comunidades”, garantiu. O pró-reitor exemplificou com um atendimento realizado na Mostra Nem Tão Doce Lar, que orienta sobre situações de violência doméstica. Uma senhora da comunidade, acompanhada do filho que estuda na Escola Jussara Polidoro, foi buscar orientação para experiência que vive neste contexto. “Nestas ações em que estamos presentes na comunidade, podemos apontar soluções concretas para os problemas das pessoas”, comentou.
Nos eventos de ação social, os alunos porque podem conviver com situações reais de contato com a comunidade. “Eles sentem-se motivados, porque estabelecem uma relação fiel ao que aprendem na universidade, na teoria”, explica o pró-reitor. Ricardo Rieth ainda ressalta a interação dos alunos com os professores durante estes eventos, enfatizando que é um momento de intervenção na comunidade, no qual eles procuram exercer a profissão e tomar decisões buscando soluções para situações que ocorrem de com as pessoas que são atendidas.
Estado e escola
O titular da 27ª Coordenadoria Regional de Ensino do RS, professor Edson Portilho, prestigiou as atividades. Agradeceu à ULBRA por ser parceira permanente em ações nas escolas estaduais gaúchas, demonstrando vontade política de promover a cidadania. Disse que levava o abraço do secretário estadual da Educação do RS, professor José Clóvis de Azevedo a todos os que participavam, ULBRA, escola e comunidade. Destacou as tratativas da Secretaria com a Universidade para organizar oficinas de capacitação de professores das escolas estaduais.
O professor Roberto dos Santos, coordenador do curso de História da ULBRA Canoas e vice-diretor da Escola Jussara Polidoro, disse que o Dia de Responsabilidade Social era uma oportunidade de todos se igualarem e crescerem com a experiência.
Atividades
Os cursos de graduação da ULBRA realizaram ainda diversas outras atividades voltadas à comunidade canoense, confira a listagem:
Letras: Oficinas de Espanhol.
Serviço Social: Orientação sobre políticas e programas sociais.
Física: Como economizar energia elétrica.
Medicina Veterinária: Vacinação antirrábica de cães e gatos.
Optometria: Teste de visão.
Biomedicina: Observação com microscópio.
Educação nas organizações: Dicas de como elaborar seu currículo, como se portar na entrevista, aplicação de teste vocacional.
Museu de Ciências Naturais:Exposição itinerante apresentando a diversidade de fauna do Rio Grande do Sul.
Biologia: Ciclo de palestras com estudantes.
O Posto de Identificação de Canoas, vinculado ao Departamento de Identificações do Instituto Geral de Perícias, na Secretaria Estadual de Segurança, participou com o encaminhamento de Carteiras de Identidade e orientações. Maria Francisca da Silva foi ao local para encaminhar a segunda via do seu documento e iria incentivar seus três filhos a fazerem o mesmo.
O Dia de Responsabilidade Social foi uma realização da ULBRA, através da Pró-reitoria de Extensão, em parceria com o Instituto Geral de Perícias e a rede de Lojas Planeta Surf Board Shop. Outras informações sobre o evento poderá ser obtida através do telefone 51 3477.9103 ou do e-mail extensaoecultura@ulbra.br.
Tags
Notícias relacionadas
-
21
JUNComunicação Diretor da Ulbra TV publica artigo sobre fake news na coletiva.net -
27
FEVUlbra TV Diretor da Ulbra TV foca na gestão executiva internacional -
31
MARUlbra TV Ulbra TV estreia nova grade de programação dia 3 de abril -
31
MARUlbra TV Preliminar, com Reche, é a nova aposta da Ulbra TV na faixa vespertina
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras