Grupo de Arte Ambiental
Grupo de Arte Ambiental Vertentes presente na ECO-POA
Grupo de Arte Ambiental
O resultado do desafio colocado pelo movimento ECOA-POA, de valorização das ações de saneamento, ao Grupo de Arte Ambiental Vertentes, que tem integrantes do curso de Artes Visuais da ULBRA Canoas, começa a ser mostrado a partir desta quinta-feira, 05.09, em vários locais de Porto Alegre, na exposição O Saneamento Vai às Ruas.
Uma das obras expostas é O Poço, confeccionada pela professora Jurema Trindade, com a técnica de colagem (foto). A mesma pode ser conferida no Aeroporto Salgado Filho.
A proposta, segundo a coordenadora do Grupo Vertentes, Clô Carvalho, era produzir arte com visão ambiental a partir do uso obrigatório por todos os componentes do grupo de um kit de materiais utilizados na área de saneamento como tubos, conexões, válvulas, carcaças de hidrômetros e outros componentes.
A segunda condição era que todos participassem de uma capacitação sobre saneamento para entender os principais problemas do setor e também as demandas e soluções. O tema também deveria se centrar em saneamento e meio ambiente, experiência já vivida pela maior parte dos integrantes do Vertentes a partir da exposiçãoo que realizaram em 2010 denominada Olhares sobre a Água.
Foram oito meses de trabalho desde a concepção do projeto em janeiro deste ano. Fundamental para a viabilização da proposta foram o apoio da organização do 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) - e que acontecerá em Porto Alegre, de 25 a 29 de setembro, no Centro de Eventos da FIERGS, e de sua seção do Rio Grande do Sul (ABES-RS) e o patrocínio da Associação Gaúcha de Empresas de Obras de Saneamento (AGEOS). Também colaboraram as empresas Saint Gobain Canalizaçãoo e sua representada no Rio Grande do Sul - Maquimotor, Companhia Riograndense de Saneamento e Mexichen que forneceram os materiais e sucatas utilizados pelos artistas.
Ideias na cabeça e materiais disponíveis veio a colaboração decisiva para viabilizar o projeto: o local onde seriam feito os trabalhos. Foi então que a Associação Recreativa e Carnavalesca Unidos da Vila do IAPI (Escola de Samba União da Vila do IAPI) aceitou emprestar um espaço em seu barracão para os artistas trabalharem. Também foi a oportunidade de uma interação entre o Grupo Vertentes e a Escola, uma vez que o enredo da União da Vila do IAPI para 2012 é Água - berço da existência.
Notícias relacionadas
-
25
NOVReconhecimento à Pesquisa Alunas da Medicina da Ulbra homenageadas por trabalho sobre câncer de mama -
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024
Últimas notícias
-
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience -
14
NOVESPORTE Ulbra Xperience destaca oportunidade na área de Alto Rendimento -
14
NOVEnsino na prática Direito na prática une alunos e docentes no último dia de Ulbra Xperience