NuPesTHis integrará o Novas Caras de Porto Alegre
Projeto terá apresentações no Teatro de Câmara Túlio Piva
O Núcleo de Pesquisa em Teatro e História (NuPesTHis), projeto de Extensão do curso de História da Universidade, integrará o Projeto Novas Caras, realizando apresentações no Teatro de Câmara Túlio Piva, em Porto Alegre, no mês de novembro. Estes espetáculos serão gratuitos para a comunidade.
O grupo foi contemplado, através de edital, com o incentivo para cobrir parte dos custos das apresentações que realizará. O NuPesTHis atua desde 2002 com o teatro antigo e releituras contemporâneas, abordando problemas históricos de relevância, a partir de textos reconhecidos da tradição literária.
A professora de História e coordenadora das atividades, Paulina Nólibos, destacou a importância de fazer parte do Projeto Caras Novas. “É um primeiro passo para a profissionalização de grupos iniciantes. Este incentivo nos ajudará a realizar o pagamento dos direitos autorais da peça que iremos apresentar, além de parte dos figurinos e dos objetos utilizados em cena”. Para Paulina, o apoio financeiro fica em segundo plano. “A perspectiva de fazer parte de um quadro maior de pesquisa e atuação com teatro antigo no Brasil é empolgante. Recebemos o aceite de nossa participação com o trabalho Filoctetes, de Heiner Müller, no Encontro Bienal da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC), nos colocando no ´circuito vip` deste ano. O NuPesTHis tem se firmado como uma extensão atuante e preocupada com os novos processos de ensino-aprendizagem, que ampliam as potencialidades cognitivas e sensíveis num contexto lúdico-poético”, finalizou.
O NuPesTHis já fez diversas apresentações em diferentes locais, dentre eles a Feira do Livro de Porto Alegre, StudioClio – Intituto de Arte e Humanismo, congressos internacionais, salões de Extensão e Jornada de Estudos Orientais. O grupo atua com no máximo 15 integrantes, dentre estudantes, professores e a comunidade, enfatizando o teatro antigo, em geral as tragédias gregas, violência contra mulher (mito de Tróia), guerra, ética e traição, questões familiares (Medéia, Édipo...), poder, dentre outros.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes
Últimas notícias
-
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience -
14
NOVESPORTE Ulbra Xperience destaca oportunidade na área de Alto Rendimento -
14
NOVEnsino na prática Direito na prática une alunos e docentes no último dia de Ulbra Xperience -
14
NOVEDUCAÇÃO HUMANIZADA Professores do Futuro: paixão e inspiração são qualidades valorizadas