Orquestra de Câmara da ULBRA
Orquestra de Câmara da ULBRA convida para o 5º concerto
Solista convidado, Marcos Machado, mostrará seu virtuosismo
A Orquestra de Câmara da ULBRA convida para o quinto concerto da temporada 2011, que terá como solista convidado o contrabaixista brasileiro radicado nos Estados Unidos, Marcos Machado, interpretando autores contemporâneos. O espetáculo, que será realizado no próximo domingo, 07.08, às 19 horas, na Sala de Concertos Leopoldina, faz parte da série Domingo Clássico Juvenil. A entrada é franca.
O repertório escolhido pelo maestro Tiago Flores para esta audição traz obras de Johann Sebastian Bach (1685-1750) com Ciaccona, e Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), de quem se ouve os três movimentos de Divertimento em Ré Maior. Já na segunda parte do programa a contemporaneidade de Hubertus Hofman (1929) com os seis movimentos de Suíte para Cordas, seguida de Jean-Pascal Beintus (1966) com Samskara - for solo contrabass in D and string chamber orchestra, e na conclusão de Frank Proto (1941) A Carmen Fantasy - for solo contrabass and string chamber orchestra, estará evidenciada.
Marcos Machado é natural de Bagé, e desenvolve carreira internacional atuando como solista, professor e músico de câmara. Residindo nos Estados Unidos há 15 anos, é professor de contrabaixo erudito e jazz na University of Southern Mississippi (USM), Primeiro Contrabaixo da Meridian Symphony Orchestra e membro do USM Jazz Quartet. Fundador do Southern Miss Bass Symposium, e doutor em música pela University of Illinois Urbana-Champaign. Marcos teve início com o professor uruguaio Milton Romay Masciadri (1931-2009), no Conservatório de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). Continuou seus estudos na University of Georgia, com o Dr. Milton Walter Masciadri, filho de Milton Romay. Paralelamente, aperfeiçoou-se na Europa com Duncan McTier (Suíça/Inglaterra) e Franco Petracchi (Itália). Estudou em Paris com François Rabbath, considerado o mais importante contrabaixista da atualidade. Marcos é o único sul-americano a receber os diplomas de Performance e Professor pelo Rabbath International Institute. É contrabaixista convidado pelo grupo de Câmara Conspirare sob a regência de Craig Hella Johnson, nomeado cinco vezes ao Grammy. Com o grupo gravou composições do compositor inglês Tarik O'Regan no famoso Music Hall do Troy Savings Bank, em Nova Iorque, com o selo Harmonia Mundi. O CD Threshold of Night foi indicado a dois prêmios Grammy. E o CD/DVD “Conspirare in Concert” foi gravado ao vivo em Long Center for Performing Arts em Austin, Texas e foi nomeado ao Grammy Best Classical Crossover Album.
A realização deste concerto promovido pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) conta com apoio cultural do Ministério da Cultura (MinC), Lei de Incentivo à Cultura (LIC), Fundação da ULBRA (FULBRA), Hotel Harbor, Refap, Associação Leopoldina Juvenil, Singular Produções e Mitalsul – Soluções Digitais.
Tags
Notícias relacionadas
-
26
JUNArte para todos Orquestra da Ulbra homenageia Mercedes Sosa no Domingo Clássico -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal