IPESA
IPESA e Cantando as Diferenças realizam evento em comemoração a consciência negra
IPESA
Abordando a questão da diversidade social, cultural e individual, o Instituto de Pesquisa em Acessibilidade, IPESA da Universidade Luterana do Brasil, juntamente com o Programa “Cantando as Diferenças” e o curso de História da ULBRA, celebraram ontem à noite o 20.11, dia da Consciência Negra. O evento teve como tema “A Reflexão 99 anos da Revolta Chibata” com a temática de João Cândido, realizado às 19h30 no auditório do prédio 1 da ULBRA Canoas.
Na abertura do evento, o IPESA, os participantes e os convidados prestaram uma homenagem ao José Alves Bitencourt, O Lua, militante nativista, personagem ícone do movimento negro no RS. Estavam presentes o representante do Senador Paulo Paim, Thiago Tobias, a coordenadora do curso de História, Kátia Pozzer, a representante do Instituto de Pesquisa em Acessibilidade, Carmem Lúcia Silva de Oliveira , o sociólogo representando a parceria com o Programa Cantando as Diferenças, Ottmar Teske e o Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Ricardo Willy Rieth. O Pró-reitor ressalta que o grande desafio da Universidade é buscar através do ensino a compreensão e o respeito necessários pela diversidade. “João Cândido é um personagem tema que pode levar aos acadêmicos este estudo sobre as diferenças”, complementa Rieth.
No segundo momento, o professor do curso de História, Roberto Santos, ministrou a palestra: A Reflexão 99 anos da Revolta Chibata. Debateu com os acadêmicos sobre a vida e ações de João Cândido em sua trajetória, oportunizando um momento de interação e reflexão sobre a consciência negra. “A importância desta atividade é exatamente para os alunos refletirem sobre o assunto e formarem uma opinião a respeito das diferenças raciais”, explica o professor.
Os alunos presentes ainda tiveram a oportunidade de assistir a palestra da professora Maria Luci Corrêa Ferreira, autora do livro Tributo a João Cândido, o Rei do Farol da Liberdade. A autora compartilhou seus conhecimentos e pesquisas realizadas para desvendar os fatos que envolveram a vida deste guerreiro da causa negra. “Me interessei pela história de João Cândido, pois ao lado da minha casa era a casa onde viveu sua irmã Caetana, e eu sempre ouvia histórias dele”, relembra a professora.
O IPESA e o Programa Cantando as Diferenças buscam implantar uma política institucional referente às diferenças sociais, culturais e individuais, destacando-se a acessibilidade aos acadêmicos com deficiência, afro-brasileiros e indígenas. Esta atividade em comemoração ao 20.11, dia da Consciência Negra, contribuiu para todos cantarem as diferenças culturais.
Tags
Notícias relacionadas
-
29
AGOApresentação musical Grupo Piquelanos é atração na Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência -
27
AGOCanoas Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência inicia com palestra sobre autismo -
04
JANAcessibilidade Dia Mundial do Braille: a Universidade como um local de inclusão -
16
DEZInteresses comuns Parceria entre Ulbra e Grupo Hospitalar Conceição alude a acessibilidade
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras