Educação de Surdos
Aula Inaugural: Desafios na Educação de Surdos.
Aula Inaugural: Desafios na Educação de Surdos.
A aula inaugural do curso de Tradução e Interpretação da Língua de Sinais e de Formação de Professores para Ensino de Surdos aconteceu no dia 3.07 na ULBRA Canoas, tendo o IPESA (Instituto de Pesquisa em Acessibilidade) como organizador e realizador dessas formações. O curso oportunizou aos estudantes das áreas de tradução e docência um seminário internacional intitulado: Desafios na educação de surdos.
Para a realização do evento, foi criada uma comissão organizadora composta pelos estudantes dos cursos de Tradução/Interpretação da Universidade, e pela coordenadora de acessibilidade, Carla Freitas; e do coordenador de curso de Tradução e Docência para Ensino de Surdos, Vinicius Martins. Contou, ainda, com a tradução simultânea em Libras das intérpretes Quétlin de Araújo e Celeste Ritt, e tradução consecutiva da língua inglesa do intérprete, Sandro Fonseca.
Os participantes puderam apreciar a abertura do evento com o professor e diretor executivo do IPESA, Ottmar Teske, que abordou as realizações do comitê de acessibilidade do qual participa, da trajetória do IPESA e os desafios da educação de surdos. Prosseguindo, teve a apresentação da professora Ingrid Stürmer, representando o Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) na Rede de Ensino do município de São Leopoldo/RS, com formação na área de ensino e graduanda no curso EAD Letras/Libras - bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tendo, na sequência do evento, a exposição da Profª. Drª. Janie Gonçalves, formada pela Universidade de Bristol, Inglaterra, sob orientação do pesquisador surdo Paddy Ladd, com foco nas práticas linguístico-culturais de professores surdos, e os reflexos dessas ao ensinarem alunos surdos. Janie abordou sobre Pedagogia surda e aspectos culturais da comunidade surda em nível nacional e europeu.
Finalizando a explanação, falou Natalie Jackson, graduanda em Deaf Studies (Estudos Surdos) do Centro de Estudos Surdos da Universidade de Bristol , Inglaterra. Atua com atendimento no Family Deaf Centre e a Deaf School - colaboradora em projetos da Universidade de Bristol como: Pitstop; Students Supporting Street Kids; Jolidays. Evidenciou a formação de tradutores, das vivências escolares surdas e dos espaços culturais da comunidade surda.
Nesse acontecimento esteve presente professores e profissionais de escolas de surdos das cidades de Esteio, Sapiranga, Porto Alegre, Gravataí e Novo Hamburgo. Com um público em torno de cem participantes ouvintes e surdos, teve como alvo os estudantes de nossa Instituição que residem em diversas cidades do Estado e fora do mesmo. Assim, propiciou um momento de trocas, reflexões e diálogos em torno da educação de surdos em escolas especiais ou inclusivas, abordardando os desafios e conquistas da comunidade surda.
Mais informações sobre os cursos de Libras, Formação de Professores de Surdos e de Curso de Tradução e Interpretação de Língua de Sinais, enviar e-mail para: coordipesa@ulbra.br ou viniciusmartinsf@gmail.com , pelo telefone (51) 3477.9190 com Carla ou Mara.
Tags
Notícias relacionadas
-
29
AGOApresentação musical Grupo Piquelanos é atração na Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência -
27
AGOCanoas Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência inicia com palestra sobre autismo -
04
JANAcessibilidade Dia Mundial do Braille: a Universidade como um local de inclusão -
16
DEZInteresses comuns Parceria entre Ulbra e Grupo Hospitalar Conceição alude a acessibilidade
Últimas notícias
-
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience