Simone Fontoura
Professora Simone Fontoura integra Conselhão-RS
Professora Simone Fontoura integra Conselhão-RS
A ULBRA comemora mais um destaque. A professora de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Simone Fontoura, passa a integrar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do RS.
Simone quer ajudar na luta das pessoas com deficiência. Mulher, negra e surda, ela já enfrentou diversas dificuldades desde a infância, mas todas foram superadas. Como estudou no Colégio ULBRA Especial Concórdia, sempre conviveu muito com outros surdos. Na faculdade de Educação Física foi diferente. “Na época não existia intérprete nas aulas. Tinha que sentar bem na frente da sala e prestar muita atenção na fala da professora”, conta Simone.
A falta de atenção à deficiência fazia com que as professoras esquecessem e virassem de costas para ela. “Às vezes levava minha irmã para as aulas para traduzir, ou gravava e meus pais traduziam em casa. Posso dizer que eles se formaram junto comigo”, comenta Simone.
Muita coisa já mudou. Hoje há tradutores-intérpretes em várias universidades, escolas e eventos. Simone trabalha na ULBRA há seis anos, ensinando Libras a surdos e ouvintes. Através do Instituto de Pesquisa em Acessibilidade (IPESA/ULBRA), as aulas da Universidade contam com tradutores-intérpretes para alunos surdos, além de investir na acessibilidade.
Sobre o convite para integrar o Conselhão, Simone explica que: “Quero ajudar na luta das pessoas com deficiência. Incentivar a formação delas, desde a escola até a vida profissional”.
CONVITE
A entrega oficial do convite para Simone foi realizada pela secretária adjunta do Conselhão, Mari Machado, no dia 7.02, na ULBRA Canoas. Mari destacou que empresários, estudantes, trabalhadores e diversos segmentos estão contemplados no Conselho, podendo participar de câmaras temáticas de discussão. Simone explicou que é um grande desafio integrar o Conselho, que tomará posse no dia 15.03.
Santos Fagundes, diretor do IPESA, ressaltou que Simone Fontoura faz parte de um movimento para a implantação das políticas de acessibilidade no país. “É uma honra presenciar este momento, porque Simone tem a sua história dentro desta luta, e tenho certeza que representará muito bem o IPESA/ULBRA e o Movimento Gaúcho das Pessoas com Deficiência / Fórum Social Mundial 2001”.
Tags
Notícias relacionadas
-
29
AGOApresentação musical Grupo Piquelanos é atração na Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência -
27
AGOCanoas Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência inicia com palestra sobre autismo -
04
JANAcessibilidade Dia Mundial do Braille: a Universidade como um local de inclusão -
16
DEZInteresses comuns Parceria entre Ulbra e Grupo Hospitalar Conceição alude a acessibilidade
Últimas notícias
-
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience