20/10/2009 16:54
- ULBRA CANOAS
ULBRA adere à Campanha Nacional de Acessibilidade
Encerrou nesta terça-feira, 20.10, o Encontro Regional do CONADE, realizado na ULBRA, no qual foi elaborada uma proposta de texto substitutivo para o Estatuto da Pessoa com Deficiência (EPD). Entre os temas abrangidos destaca-se: acesso à justiça, trabalho e emprego, assistência social e atendimento, educação cultural, desporto, turismo e lazer, saúde, ciência e tecnologia, acessibilidade e habitação, e transporte.
O Encontro Regional do CONADE foi organizado pelo Conselho Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência de Canoas e a Coordenadoria de Pessoas com Deficiência de Canoas, juntamente com o Instituto de Pesquisa em Acessibilidade da ULBRA (IPESA). A proposta de texto substitutivo ao EPD será apresentada ao Congresso Nacional.
Ainda nesta tarde, a ULBRA e o IPESA assinaram o termo de adesão à Campanha Nacional de Acessibilidade, reforçando o conceito de Instituição que acredita e investe nas questões de acessibilidade. O diretor do IPESA, professor Ottmar Teske, ressalta a participação da ULBRA por mais de dez anos nos debates que resultaram na elaboração do EPD. O reitor Marcos Ziemer reforçou a proposta de acessibilidade já trabalhada na Universidade: "Este evento em parceria com o IPESA é uma forma de salientar e conscientizar a Instituição sobre a importância do trabalho com as pessoas com deficiência".
A presidente do CONADE, Denise Granja, afirma que a ULBRA já mantém o compromisso com a acessibilidade e este termo assinado serviu para confirmar essa solidariedade.
Estavam também presentes o coordenador do CONADE na região Sul, Moises Bauer, o presidente do Conselho Estadual de Pessoas com Deficiência, Paulo Kroff, a representante do Ministério da Secretaria Especial dos Direitos Humanos vinculados à Presidência da República, Niusarethe Lima, o diretor executivo do IPESA, Humberto Lippo e o representante do senador Paulo Paim, Santos Fagundes que ressalta a importância desta Campanha em parceria com diversas Instituições do País, sendo a ULBRA a primeira Universidade a aderir a Campanha Nacional de Acessibilidade na região sul do Brasil. A ULBRA é a terceira Universidade no País a participar desta campanha "Siga
essa Idéia".
O IPESA busca articular ações para que as pessoas com deficiência consigam estudar e frequentar a Universidade de forma acessível, diminuindo as diferenças e barreiras atitudinais. Tem o objetivo de unir a área acadêmica, a empregabilidade e a estrutura funcional em um único sistema para atender o portador de deficiência especial.
Com isso, a ULBRA e o IPESA trabalham juntos no projeto ULBRA Acessível, que, ainda em fase final de elaboração, procura mobilizar cursos da Instituição e setores administrativos para que atendam às necessidades de idosos, gestantes e pessoas com deficiência.
Tags
Notícias relacionadas
-
29
AGOApresentação musical Grupo Piquelanos é atração na Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência -
27
AGOCanoas Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência inicia com palestra sobre autismo -
04
JANAcessibilidade Dia Mundial do Braille: a Universidade como um local de inclusão -
16
DEZInteresses comuns Parceria entre Ulbra e Grupo Hospitalar Conceição alude a acessibilidade
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras