OS 200 anos de Darwin
OS 200 anos de Darwin
OS 200 anos de Darwin
No ano em que se comemora os 200 anos do nascimento de Charles Darwin, o curso de Biologia da ULBRA Canoas celebra o aniversário com um evento sobre o cientista e os 150 anos do lançamento do livro A Origem das Espécies. “A ideia é debater com alunos, professores e a comunidade a atualidade de Darwin na sociedade contemporânea”, afirma o coordenador do curso, Marcos Machado. Durante todo o mês de novembro, serão promovidos encontros para discutir diversos aspectos das idéias do cientista.
Nesta quarta-feira, 4, será o lançamento da exposição O Brasil de Darwin, que mostra o que o britânico encontrou no país em sua viagem em 1832. “Ele ficou encantado com a floresta tropical e chocado com a escravidão que viu aqui”, relata Marcos. Na abertura, alunos do curso de História, coordenados pela professora Paulina Nólibos, realizarão leitura dramática das cartas de Darwin, intercalando com a execução de peças clássicas da época, pela Orquestra de Câmara da ULBRA. A atividade inicia às 19h30. A exposição segue para visitação até o dia 16, no saguão do prédio 11.
Para mostrar como a teoria de Darwin difere de outros pensadores da época, Marise Amaral e Rualdo Menegat, ambos da UFRGS, debatem sobre Darwin e os naturalistas do século XIX, no dia 12.11. Marcos lembra que o cientista recoloca o homem na natureza como parte dela, e não como um ser superior. “Ele estabelece relações de parentesco entre todos os seres vivos e rompe com a noção de progresso na natureza e da Scala naturae de Aristóteles. Darwin revolucionou a visão de mundo e a relação homem-natureza”, afirma o coordenador. Marcos também acrescenta que “na medida em que nos compreendemos como parte da natureza, assumimos um compromisso maior em relação a ela”.
No dia 18, Russel Dutra da Rosa, da UFRGS, palestra sobre Darwin e o ensino da evolução, um dos temas mais problemáticos durante o ensino médio. “A evolução, normalmente, não é tratada com a devida importância,” comenta Marcos. O coordenador do curso de Ciências Biológicas da ULBRA afirma, ainda, que a seleção natural é uma teoria simples, mas com grande capacidade explicativa: “Darwin é atual porque até hoje sua teoria da evolução pode ser aplicada para entendermos melhor a natureza”. Ele lembra que no livro A Origem das Espécies, Darwin não fala sobre a espécie humana, mas propõe que todas as espécies são aparentadas. “É como se a natureza fosse um arbusto, no qual todas as espécies são ramos que descendem de uma ancestralidade comum”, explica.
Como Darwin ultrapassou a Biologia e influenciou a filosofia, psicanálise e até mesmo a literatura, Tânia Mendes e Edgar Kirchof, dos cursos de Pedagogia e Letras da ULBRA Canoas, debatem sobre o tema O impacto de Darwin na cultura, no dia 24.11.
Todos os debates serão realizados no auditório do prédio 11 do campus Canoas e têm entrada gratuita.
Notícias relacionadas
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema
Últimas notícias
-
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado