Inserção na comunidade
Deputados estaduais destacam os 72 anos do município
ULBRA prestigia homenagem da Assembleia a Canoas
No período do Grande Expediente da sessão desta quarta-feira, 22.06, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado Nelsinho Metalúrgico (PT) prestou homenagem aos 72 anos de emancipação política de Canoas, comemorados em 27.06. O parlamentar resgatou um pouco da história do local e também trouxe dados recentes sobre a situação do município em diversas áreas como a educação, a segurança, a economia e a participação popular, entre outras. O reitor da ULBRA, Marcos Fernando Ziemer (à direita na foto), e o vice-reitor Valter Kuchenbecker participaram do ato representando a Universidade.
História
Segundo o deputado, o povoamento do território do atual município de Canoas teve início ainda no século XVIII, quando, em 1740, a Coroa portuguesa cedeu ao desbravador Francisco Pinto Bandeira uma área de terra ao longo da margem direita do Rio Gravataí, então sede da Fazenda Gravataí, onde hoje está localizado o bairro Estância Velha, na divisa com Cachoeirinha. Conforme Nelsinho, foi determinante para a emancipação política de Canoas a instalação, em 1937, do 3º Regimento de Aviação Militar, hoje 5º Comar. Dois anos depois, em 27.06 de 1939, por meio do decreto estadual 7.839, Canoas foi elevada a município.
Atualidade
De acordo com o parlamentar, nas últimas quatro décadas, o número de habitantes de Canoas mais que dobrou: passou de 153 mil, em 1970, para mais de 324 mil pessoas, segundo o último censo do IBGE. “Um crescimento substancioso que é atribuído, principalmente, ao desenvolvimento da presença de grandes indústrias no município a partir desta década. Esse crescimento acompanhou o desenvolvimento das atividades urbanas e industriais’, disse. Quanto à economia, o município apresenta o segundo maior PIB per capita do Rio Grande do Sul, na ordem de R$ 38 mil, enquanto a média estadual é de R$ 18 mil.
Além de importante polo industrial da Grande Porto Alegre, segundo Nelsinho, Canoas também se destaca no campo da educação. A cidade conta com dois centros universitários e uma universidade. “Nossas crianças vão de uniforme para as escolas e recebem material escolar. Novas creches estão sendo construídas e os professores da rede municipal conquistaram seu plano de carreira. Sua segurança é garantida pela ronda escolar da Guarda Municipal, e a merenda, que no passado foi objeto da vergonha em virtude das denúncias da corrupção, hoje é garantida pelos recursos da prefeitura, repassado as escolas, e fiscalizado pela comunidade”, acrescentou.
O deputado destacou o esforço feito pela administração municipal no sentido de garantir aos canoenses o direito à moradia, por meio de investimentos e ações de regularização fundiária no município. Quanto ao tema da segurança pública, o parlamentar comemorou a redução dos índices de violência urbana após a instalação do Gabinete de Gestão Integrado, em 2009. Desde então, as taxas de homicídio estão 23,3% inferiores e os casos de roubo e de furto atingiram em 2010 os menores índices da última década. O deputado citou o exemplo exitoso do bairro Guajuviras como uma das vitórias no campo da segurança.
Nelsinho também elogiou o município por possibilitar a participação popular direta por meio do Orçamento Participativo. Segundo ele, mais de 11% do eleitorado de Canoas participou das últimas plenárias regionais desse tipo de consulta. “A cidade que queremos para os nossos filhos tem mais cidadania e participação popular, mais educação, segurança, cultura, saúde, mais inclusão social e é mais limpa e organizada. Mas, para que as próximas gerações vivam nesse lugar é preciso planejar hoje a cidade de amanhã. E isso Canoas vem fazendo”, destacou.
Participações
Associaram-se à homenagem os deputados Miki Breier (PSB), Jurandir Maciel (PTB), Ana Affonso (PT), Mano Changes (PP), Gerson Burmann (PDT), Edson Brum (PMDB), Carlos Gomes (PRB), Jorge Pozzobom (PSDB), Paulo Odone (PPS) e o presidente da Casa, Adão Villaverde (PT).
Estiveram presentes ao Grande Expediente o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, o secretário estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, o representante da Defensoria Pública do Estado, Miguel Seadi Jr., a vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Beth Colombo, o presidente da Câmara Municipal de Canoas, César Augusto Ribas Moreira, o reitor da Ulbra, Marcos Ziemer, entre outras autoridades.
(Texto: Assessoria de Imprensa do Gabinete do Deputado Nelsinho Metalúrgico / Clever Larsen - MTE 9009
Foto: Agência de Fotos - AL-RS)
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra