Porto Alegre
V Congresso da Cidade
Planejando e construindo a Porto Alegre do futuro
A ULBRA, juntamente com o Comitê Gestor do V Congresso da Cidade, convidam a comunidade para acompanhar o seminário preparatório Pensando o Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre, que será realizado na noite desta quinta-feira, 16.06, às 19h30, no Teatro Dante Barone, na Praça Marechal Deodoro, 101, em Porto Alegre.
O encontro terá como palestrantes o economista da FEE, Carlos Aguedo Paiva; o coordenador técnico da Agenda 2020, Ronald Krummenauer; e o secretário municipal de Produção, Indústria e Comércio, Valter Nagelstein. É necessário confirmar presença através dos telefones 51 3477.9103 ou 51 3477.4000 – ramais 2403 e 2859.
Nos meses de julho, agosto, setembro e outubro, será dada continuidade aos debates sobre os eixos temáticos. Os encontros serão realizados na sede da ULBRA, em Porto Alegre, na rua Dona Laura, número 1.020, no bairro Rio Branco.
No dia 14.07, às 19h30:
Serão abordadas as Finanças Públicas, e a Qualificação e requalificação do trabalhador e da trabalhadora.
Finanças Públicas: Instrumento essencial para o funcionamento do estado, as finanças públicas asseguram a manutenção da administração e dos serviços públicos, além de exercerem influência significativa na economia local, regional e ou nacional. Abrangem não só as operações relacionadas com o processo de obtenção, distribuição e utilização dos recursos financeiros do Estado como, também, a atuação dos organismos públicos em setores da vida econômica. Nesse sentido propõe-se o debate acerca dos desafios das finanças públicas na promoção do desenvolvimento do município de Porto Alegre.
Qualificação e requalificação do trabalhador e da trabalhadora: Debater acerca das possibilidades a serem oferecidas ao cidadão a fim de que se qualifiquem e se atualizem para o exercício de funções demandadas pelo mercado de trabalho, permitindo-lhes condições de (re) inclusão social e profissional. Analisar a qualificação e requalificação profissional como estratégia de desenvolvimento sustentável cuja orquestração cabe às universidades com o objetivo de promover a inserção e reinserção no mercado de trabalho; favorecer o aumento de permanência no mercado de trabalho, reduzindo os riscos de demissão e as taxas de rotatividade e contribuir para a elevação do nível de escolaridade.
No dia 11.08, às 19h30:
Serão abordados os temas Cidade prestadora de serviços e Terceiro Setor.
Cidade prestadora de serviços: Refletir, debater e propor alternativas necessárias ao desenvolvimento equilibrado e sustentável da cidade de Porto Alegre é o que propõe o painel um município como prestador de serviços. Visa o planejamento de uma rede de serviços com maior dinamismo e especialização que atenda as demandas sociais e econômicas, atraindo e permitindo a adequação e alocação de investimentos públicos e privados.
Terceiro Setor: Sob uma análise econômica, o terceiro setor se destaca pela movimentação mundial de um trilhão de dólares por ano, ocupando a posição de oitavo lugar num ranking constituído por empresas, grupos e nações. No âmbito do município de Porto Alegre, pretende-se debater a temática no que se refere ao poder de influência do terceiro setor, o uso de verbas privadas para fins públicos, assim como verbas públicas para o terceiro setor, com vista à solidariedade social. Também se discutirá sobre o que vai além da concepção pecuniária (relativo a dinheiro), através da utilização das verbas para a mudança social, a partir da prática de valores como cooperativismo; voluntariado; independência; partilha; aprimoramento das virtudes cívicas e sociais; desenvolvimento de habilidades profissionais e melhoria da própria vida do participante.
No dia 15.09, às 19h30:
A Economia Solidária e a Indústria e Inovação Tecnológica serão debatidos.
Economia Solidária: Discutir uma inovadora alternativa de geração de trabalho e renda, considerando que uma das bases de uma economia solidária compreende uma diversidade de ações econômicas e sociais auto gestionárias. O Ministério do Trabalho e Emprego afirma se tratar de um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver sem explorar os outros. É a partir desse viés que se pretende abordar este tema no âmbito do desenvolvimento econômico de Porto Alegre.
Indústria e Inovação Tecnológica: A inovação tecnológica deve ser o resultado de um ambiente propulsor de ciência de vanguarda, integrando empresas, universidades, a comunidade e o poder público. O Brasil é um país que produz ciência de ponta, mas não consegue integrar adequadamente tal produção em sua cadeia produtiva. O resultado desta equação relaciona-se diretamente com a competitividade e, por consequência, com o desenvolvimento econômico. Assim, pretende-se debater o desafio de viabilizar a capacidade competitiva por meio da inovação tecnológica a ser incorporada por Porto Alegre em suas políticas locais, impulsionando o desenvolvimento da comunidade e transformando a realidade local.
Para outras informações sobre o V Congresso da Cidade, Planejando e Construindo a Porto Alegre do Futuro, acesse: www.vcongressocidadepoaulbra.wordpress.com.
Notícias relacionadas
-
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD
Últimas notícias
-
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde