Gestão do Conhecimento
ULBRA entra na Gestão do Conhecimento
ULBRA entra na Gestão do Conhecimento
Parece consenso de que o material humano é responsável direto pelo sucesso de uma empresa. Mas como transferir “know how” de cada colaborador para todos da Instituição? Para vencer esse desafio, muitas empresas usam de ferramentas da gestão do conhecimento, metodologia multidisciplinar que vem se desenvolvendo nos últimos anos. A partir dessa quinta-feira, 14.01, a ULBRA vai abrigar uma sede da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC) em seu campus Canoas. Indústrias, empresas varejistas e de serviço do município, além da comunidade acadêmica e sociedade em geral serão convidados a participar. A cerimônia de inauguração ocorre no Plenarinho da Reitora da Universidade, às 19h30, e terá a palestra do Vice-Presidente Nacional da SBGC, Jerônimo Lima.
A SBGC é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, que atua para a inserção das pessoas e organizações, contribuindo para diminuir a desigualdade no acesso ao conhecimento e para a melhoria da competitividade das instituições. Através de fóruns e eventos, a entidade promove a troca entre os mais diversos segmentos econômicos e acadêmicos, em busca da otimização de suas atividades. A Gestão do Conhecimento agrega conceitos multidisciplinares de áreas como informática, administração, comunicação, marketing, psicologia, entre outros.
O núcleo Canoas da SBGC terá a frente o coordenador do curso de Ciência da Computação da ULBRA, Anderson Yanzer. Segundo ele, uma de suas primeiras ações será buscar diálogo com entidades representativas e empresas do município. A idéia é expandir a Gestão do Conhecimento para as instituições de qualquer porte. “Atualmente ela atua de forma sistematizada e estruturada somente em grandes empresas e em algumas médias que já viram a importância de gerenciar o seu capital intelectual”, afirma o professor.
Democratizar o conhecimento de um colaborador entre os demais pode ser o diferencial em uma empresa. No entanto, do ponto de vista do profissional, trata-se da quebra de um paradigma que dependerá, fundamentalmente, da relação entre gestor e funcionário. De acordo com Yanzer, essa mudança cultural ocorre a partir do momento em que o profissional se dá conta de que “se a empresa crescer, ele cresce também”. “Se eu ofereço o meu conhecimento, também poderei utilizar o do outro. O software livre (LINUX) é um exemplo, pois todos acabam usufruindo do produto final”, explica. Mais informações sobre a inauguração do núcleo de Canoas da SBGC pelo fone (51) 3477.4000 - Ramal: 2639 ou pelo mail dirinformatica@ulbra.br.
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra