16/10/2009 14:36
- ULBRA CANOAS
Estudantes aprovam novo horário de aulas para 2010
A ULBRA, alinhada aos desafios dos tempos atuais e tendo presentes as orientações legais do MEC, busca vincular a excelência do ensino ao dia-a-dia dos seus estudantes. Levando em conta os compromissos do mercado de trabalho, a sustentabilidade e a responsabilidade dos seus alunos, a Reitoria convidou os estudantes a se manifestarem, por meio de uma enquete publicada no site da Universidade, sobre a proposta de mudança nos horários de aula a partir de 2010.
O resultado apontou para 76,3% de aprovação e 23,7% de rejeição ao horário abaixo:
Turno manhã: das 8h30 às 11h30
Turno tarde: das 14h às 17h
Turno noite: 19h às 22h
A aprovação do novo horário já foi informada a todos os setores e ao Diretório Central de Estudantes. O mesmo passa a valer para o semestre 2010/1.
Para auxiliar aos alunos, na hora de votar, a Pró-reitoria de Graduação publicou os seguintes esclarecimentos sobre a proposta:
PERGUNTAS MAIS FREQUENTES
1. Por que a mudança nos horários?
A mudança nos horários visa facilitar o deslocamento de alunos e professores e dinamizar as práticas pedagógicas, sem alterar a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem.
2. Há amparo legal na legislação para esta alteração?
Sim, esta mudança está amparada na Portaria 4.059/04, que regulamenta as questões de carga horária.
3. Haverá perda de carga horária?
Não, a carga horária de cada curso será mantida seguindo as orientações do Ministério da Educação e Cultura para o Ensino Superior.
4. Como a carga horária será cumprida?
A carga horária será cumprida da mesma forma como a que está hoje em vigor, com aulas presenciais e semipresenciais, em consonância com o Projeto Pedagógico de cada Curso e de cada disciplina.
5. O que são aulas semipresenciais?
As aulas semipresenciais estão previstas na legislação. No exercício da sua autonomia é assegurada à Universidade a flexibilização curricular, garantida pela Constituição Federal de 1988 e pela L.D.B. Nº 9394/96.
Quanto ao aspecto pedagógico, as aulas semipresenciais caracterizam-se por serem atividades didáticas centradas na autoaprendizagem e com a mediação de recursos organizados em diferentes suportes de informação.
6.Como são as aulas semipresenciais?
As aulas semipresenciais são de suma importância, pois visam o desenvolvimento de competências para a futura autonomia profissional.Terão a mesma importância do que as aulas presenciais e serão orientadas pelo professor da disciplinas e acompanhadas pela Coordenação do Curso.
7.Se não participar a aula atividade semipresencial, o aluno terá falta?
Sim, pois esta atividade acadêmica semipresencial se concretiza na carga horária total das disciplinas.
O resultado apontou para 76,3% de aprovação e 23,7% de rejeição ao horário abaixo:
Turno manhã: das 8h30 às 11h30
Turno tarde: das 14h às 17h
Turno noite: 19h às 22h
A aprovação do novo horário já foi informada a todos os setores e ao Diretório Central de Estudantes. O mesmo passa a valer para o semestre 2010/1.
Para auxiliar aos alunos, na hora de votar, a Pró-reitoria de Graduação publicou os seguintes esclarecimentos sobre a proposta:
PERGUNTAS MAIS FREQUENTES
1. Por que a mudança nos horários?
A mudança nos horários visa facilitar o deslocamento de alunos e professores e dinamizar as práticas pedagógicas, sem alterar a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem.
2. Há amparo legal na legislação para esta alteração?
Sim, esta mudança está amparada na Portaria 4.059/04, que regulamenta as questões de carga horária.
3. Haverá perda de carga horária?
Não, a carga horária de cada curso será mantida seguindo as orientações do Ministério da Educação e Cultura para o Ensino Superior.
4. Como a carga horária será cumprida?
A carga horária será cumprida da mesma forma como a que está hoje em vigor, com aulas presenciais e semipresenciais, em consonância com o Projeto Pedagógico de cada Curso e de cada disciplina.
5. O que são aulas semipresenciais?
As aulas semipresenciais estão previstas na legislação. No exercício da sua autonomia é assegurada à Universidade a flexibilização curricular, garantida pela Constituição Federal de 1988 e pela L.D.B. Nº 9394/96.
Quanto ao aspecto pedagógico, as aulas semipresenciais caracterizam-se por serem atividades didáticas centradas na autoaprendizagem e com a mediação de recursos organizados em diferentes suportes de informação.
6.Como são as aulas semipresenciais?
As aulas semipresenciais são de suma importância, pois visam o desenvolvimento de competências para a futura autonomia profissional.Terão a mesma importância do que as aulas presenciais e serão orientadas pelo professor da disciplinas e acompanhadas pela Coordenação do Curso.
7.Se não participar a aula atividade semipresencial, o aluno terá falta?
Sim, pois esta atividade acadêmica semipresencial se concretiza na carga horária total das disciplinas.
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