KPMG
ULBRA busca KPMG para reestruturação financeira
ULBRA busca KPMG para reestruturação financeira
Tendo concluído os primeiros seis meses de gestão, no qual tomou conhecimento da situação financeira e institucional da ULBRA, a nova Reitoria já estabeleceu e está trabalhando nas ações que vão possibilitar maior segurança na continuidade das suas atividades. As negociações com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e a Advocacia Geral da União estão avançando, e a ULBRA irá propor, dentro de 20 dias, a forma como pretende liquidar o passivo tributário com a União.
Já para resolver a sua dívida com o mercado financeiro e fornecedores, a ULBRA contratou recentemente a área de Restructuring da KPMG para realizar um diagnóstico da situação e estabelecer, em conjunto com a equipe da Universidade, os caminhos para a saída da crise. O levantamento a ser feito pela consultoria certificará e dará a transparência necessária aos dados que servirão de base para o desenvolvimento do plano de reestruturação da Instituição.
Uma das quatro maiores empresas de auditoria do mundo, a KPMG presta consultoria para a reestruturação de empresas de todos os portes e mercados de atuação, inclusive educação, através de sua área de Corporate Finance. “A experiência da empresa nos auxiliará na definição do conjunto de medidas para a reestruturação do passivo financeiro da Universidade”, afirma o reitor Marcos Fernando Ziemer. O plano estabelecido será apresentado e negociado com os credores do mercado financeiro e fornecedores. “A adesão destes credores a nossa proposta se configura num desafio de grandes proporções, considerando-se os valores da dívida atual da ULBRA”, garante Marcos Ziemer.
O gestor diz que a coordenação integrada do trabalho entre ULBRA e sua mantenedora - a Comunidade Evangélica Luterana São Paulo (CELSP), por meio de sua nova Diretoria e do Conselho Gestor, agrega alto valor de transparência às ações em andamento. “O comprometimento de todos na busca por uma solução viável, garantirá à Universidade o retorno para uma posição de destaque no cenário da educação brasileira, lugar de onde jamais deveria ter saído”, afirma o reitor Ziemer.
Mudanças
A nova Reitoria da ULBRA, que iniciou atividades em abril, assumiu a Universidade em grave crise financeira e institucional. Ao mesmo tempo em que iniciou o planejamento para a sua reestruturação, estabeleceu seu foco no ensino, por entender que é sua primeira missão.
Várias decisões foram tomadas, como o cancelamento dos investimentos no esporte profissional e o leilão de ativos que não têm vínculo com o ensino para compor fluxo de caixa. Para incrementar de imediato o aprimoramento da área acadêmica foi definida a transformação do Hospital Universitário em hospital escola. A Reitoria ainda está realizando a revisão total dos processos ligados ao ensino e a gestão, visando implantar as mudanças necessárias, ainda este ano, com vistas a 2010. Neste sentido, será realizada de 10 a 12.11 uma convenção com a participação da Reitoria e diretores dos campi do Sul e unidades do Norte e Centro-Oeste do país, quando será debatido e aprovado o planejamento para o próximo ano.
“Queremos oferecer o melhor aos nossos alunos, colaboradores e professores. Junto a isto, buscamos recompor a imagem da Instituição, como uma “Nova ULBRA”. Reconhecemos que é uma tarefa hercúlea, mas decidimos aceitá-la com o propósito de reconduzir a Universidade ao seu lugar em potencial. Nossa missão é o ensino e nossa esperança num futuro promissor se reafirma a cada dia”, confirma o reitor Ziemer.
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra