ULBRA
Retomada do Hospital Universitário ULBRA ocorre com esforço coletivo da sociedade
ULBRA
A abertura da UTI Pediátrica do Hospital Universitário ULBRA, no dia 3.08, ocorreu de forma emergencial em razão da propagação da Gripe A (H1N1) no Rio Grande do Sul. A Secretaria Estadual da Saúde, por meio do Tesouro do Estado, realizou o repasse de R$ 280 mil que viabilizaram a reativação dos 10 leitos disponíveis. Para atender os pacientes, estão trabalhando 11 pediatras intensivistas, quatro enfermeiros e 15 técnicos.
A diretora geral do Hospital Universitário, a médica Eleonora Gehlen Walcher, enfatiza que essa ação somente foi possível com um esforço coletivo, especialmente da Secretaria de Estado da Saúde, de onde partiu a solicitação e o recurso necessário, e do CREMERS, que realizou a desinterdição da unidade. “O Estado realizou o pagamento dos salários atrasados dos médicos. Nossos fornecedores estão sendo parceiros sensíveis, realizando o reabastecimento do hospital com insumos, medicamentos e materiais, seja por solicitação nossa ou por iniciativa própria, mesmo sendo credores da instituição neste momento. Os médicos e os funcionários da área assistencial e administrativa são colaboradores exemplares, pela agilidade e presteza com que realizam os Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, e contribuem para minimizar o quadro de saúde atual”, afirma Eleonora.
“Nosso ‘gigante adormecido’ está se reerguendo a partir da mobilização da sociedade e somos muito gratos por isso”, disse Eleonora, que ressalta a participação da Reitoria da ULBRA, da Justiça Federal, das Vigilâncias Sanitárias do Município, da Regional e do Estado, do SIMERS, CREMERS E SINDISAÚDE-RS nesse processo.
A possibilidade de abrir 15 leitos de pediatria e mais 10 leitos de UTI Pediátrica, utilizando a estrutura da UTI Adulto, por nova solicitação da Secretaria de Estado da Saúde é viável, segundo Eleonora Walcher. “Estamos com tudo preparado, apenas aguardamos os recursos para pagamento de atrasados de novos médicos que virão se somar à equipe para atender a demanda do Estado”, afirma a diretora.
RETOMADA NO ATENDIMENTO
No dia 14 de abril o Hospital Universitário fechou as portas devido à crise financeira da Universidade. A retomada progressiva das atividades iniciou no dia 25 de junho, a partir de entendimentos com o Município de Canoas, o Governo do Estado e a União que viabilizaram o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) oriundos de demanda reprimida encaminhada pela Secretaria Municipal da Saúde de Canoas. As consultas ambulatoriais são realizadas por médicos professores do curso de Medicina da ULBRA contemplando inicialmente as especialidades de endocrinologia, nefrologia, pneumologia, neurologia, gastroenterologia, cardiologia e hematologia, bem como as reconsultas na área da alta complexidade em saúde auditiva.
Eleonora Walcher destaca que todos os cursos da Área da Saúde e Bem-Estar da ULBRA estão envolvidos na retomada do HU. Além disto, com a perspectiva da reabertura total dos trabalhos, médicos de diversas especialidades, que hoje não estão podendo atender na unidade, já vêm se apresentando para conhecer as perspectivas da Universidade, para apoiar a direção do HU com sugestões e inclusive para contribuir na organização dos serviços. “Isso é muito importante, nos gratifica, nos orgulha, mostra a sensibilidade da categoria médica que, sabendo da real possibilidade de retomada plena do hospital, busca agilizar os processos que devem ser realizados até iniciarem as consultas e internações.
EMPRÉSTIMOS DE EQUIPAMENTOS
Com a situação de não estar em pleno funcionamento, o Hospital Universitário dispõe de equipamentos sem uso. Atendendo solicitação das Centrais de Regulação de Leitos do Município de Canoas e do Estado, diversos equipamentos estão emprestados para suprimir a demanda de atendimento em hospitais da rede de saúde no Rio Grande do Sul, neste momento de grave problema de saúde pública. Estão emprestados 17 respiradores, 10 monitores de parâmetros vitais, três aparelhos de Raio X móveis, 11 berços aquecidos e incubadoras, e outros 20 elementos de apoio ao paciente criticamente enfermo (em UTIs).
REUNIÃO COM SIMERS
Na quinta-feira, 6.08, o vice-reitor Valter Kuchenbecker e, representando o Hospital Universitário, a diretora geral Eleonora Gehlen Walcher e o diretor executivo Luciano Melo, receberam o diretor do SIMERS médico Jorge Eltz e o assessor Paulo Macedo. No encontro, Valter esclareceu sobre o andamento da retomada gradativa do atendimento no Hospital Universitário a partir da contratualização; a situação dos hospitais Luterano e Independência; e do Plano ULBRA Saúde.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes
Últimas notícias
-
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience -
14
NOVESPORTE Ulbra Xperience destaca oportunidade na área de Alto Rendimento -
14
NOVEnsino na prática Direito na prática une alunos e docentes no último dia de Ulbra Xperience -
14
NOVEDUCAÇÃO HUMANIZADA Professores do Futuro: paixão e inspiração são qualidades valorizadas