17/07/2009 14:05
- ULBRA CANOAS
Assinada pactuação com o Município de Canoas e a contratualização do Hospital Universitário
Os pronunciamentos realizados destacaram o novo perfil do Universitário como hospital escola. Daniel de Brum, diretor de Ensino da Área da Saúde e Bem-Estar Social, ressaltou que é egresso da Instituição e que há anos atua como colaborador. "Nós estamos aqui nos dedicando a trabalhar para a reestruturação da Universidade, em reconhecimento pela excelência na formação que tivemos. "Nosso hospital vai primar pela relação entre profissionais de ensino e de saúde. Queremos atingir a excelência em qualidade pelo ensino, a pesquisa, a ética e o respeito", afirmou Daniel.
O reitor Marcos Ziemer lembrou que a nova gestão da ULBRA vem vencendo dificuldades passo a passo, recolocando a Univeridade no seu rumo, "e tenho certeza que vamos conseguir". Disse que a contratualização é mais um fato concreto e destacou o apoio fundamental da Prefeitura Municipal de Canoas, do governo gaúcho, por meio da
Secretaria de Estado da Saúde no ato repreentada por Eduardo Elsade, do Ministério da Saúde, da Justiça Federal e da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, no ato representada pelo procurador regional José Diogo Cyrillo da Silva.
Marco Ziemer disse que a atual gestão não esconde a total falta de recursos para colocar o Hospital Universitário em funcionamento, bem como para reabrir os dois hospitais fechados em Porto Alegre. "Mas nós vamos pouco a pouco colocando a casa em ordem, já temos nossos professores com os salários em dia. Estamos trabalhando estratégias para que este hospital esteja plenamente integrado na relação com o ensino. E neste semestre deve ocorrer a sua retomada total de atividades", afirmou. Ainda acrescentou que, "após estar mais estabilizada financeiramente, a ULBRA poderá proporcionar para a comunidade de Canoas inúmeros benefícios, por meio de programas que podem ser executados em parceria com a Prefeitura Municipal. Temos apoio de inúmeros segmentos da sociedade", enfatizou.
Jairo Jorge ressaltou que todos devem perseverar em fazer o bem, que não existe mágica para os problemas da ULBRA e da cidade, e que só o trabalho é capaz de mudar as circunstâncias. Afirmou que "ao pactuar as dívidas com município e União, possibilitamos que os serviços do hospital possam voltar a ser oferecidos devido a um instrumento jurídico e administrativo que viabiliza o retorno das operações em sua normalidade". Ainda confirmou as estimativas de que no próximo dia 28 as três UTI?s estejam funcionando e que durante o mês de agosto, todos os setores da entidade retomem as atividades gradativamente. Jairo lembrou ainda que R$ 2,1 milhões é o valor do teto máximo que União, Estado e Município viabilizarão mediante a apresentação de resultados e atendimentos. Aproveitou para informar que, devido a uma solicitação da Prefeitura aos gestores do Hopital Universitário, 100 leitos do hospital estarão à disposição da rede de saúde pública para possíveis internações de pacientes graves da gripe H1N1. "Ressaltamos que essa alternativa só precisará ser utilizada caso o diagnóstico de epidemia venha a ser detectado no Rio Grande do Sul. Mas esperamos que esse recurso não precise ser empregado", salientou.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes
Últimas notícias
-
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience -
14
NOVESPORTE Ulbra Xperience destaca oportunidade na área de Alto Rendimento -
14
NOVEnsino na prática Direito na prática une alunos e docentes no último dia de Ulbra Xperience -
14
NOVEDUCAÇÃO HUMANIZADA Professores do Futuro: paixão e inspiração são qualidades valorizadas