Wolfgang Czeipek
Orquestra de Câmara será regida por maestro austríaco
Wolfgang Czeipek atua em concerto no dia 05.06.
O maestro austríaco Wolfgang Czeipek aceitou ao novo convite de Tiago Flores para reger (assim como em 2008) o terceiro concerto oficial da Orquestra de Câmara da ULBRA, em 5.06, na Sala de Concertos Leopoldina (Rua Marquês do Herval, 280), em Porto Alegre. A apresentação tem entrada franca e é parte da série Domingo Clássico Juvenil, parceria do conjunto de cordas com a Associação Leopoldina Juvenil, há 10 anos. O atuante maestro selecionou do repertório peças do húngaro Bartók e do germano-inglês Mendelssohn.
Na abertura ouve-se “Divertimento para cordas” que Béla Bartók (1881-1945) criou marcando o final de sua carreira européia (quando migrou para os EUA em razão do regime nazista). Em três movimentos a obra foi encomenda do maestro suíço Paul Sacher, com quem manteve laços profissionais e de amizade. Alegre, assemelha-se ao gênero barroco do concerto grosso, quando um pequeno grupo de instrumentos solistas contrasta com toda a orquestra.
A segunda parte da audição reserva as interpretações do prodigioso Felix Mendelssohn (1809- 1847) nas clássicas e famosas “Sinfonia para Cordas” nºs. 1 e 12. Ambas em três movimentos é parte de um conjunto de doze peças escritas por ele na juventude (quando tinha apenas 14 anos, e que ao longo de sua maturidade foram então concluídas tornando-se ainda mais elogiadas pelo refinamento composicional). Obras de qualidade e frescor inegáveis mostram sagacidade e ritmo característicos deste compositor.
A apresentação da Orquestra de Câmara da ULBRA, que em 2011 celebra 15 anos de fundação, tem sua realização apoiada pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Brasil, por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura, numa promoção da Universidade e Associação Leopoldina Juvenil, contando ainda com apoio da Fundação da ULBRA (FULBRA), Singular Produções e Mitalsul – Soluções Digitais.
O ensaio da Orquestra com o maestro Wolfgang Czeipek, em Porto Alegre, acontece no dia 2.06 (quinta-feira) a partir das 13h30min, na Paróquia São Lucas (rua Luiz Voelker, 285).
Wolfgang Czeipek nasceu em Viena e iniciou seus estudos de piano aos cinco anos de idade. Mais tarde ingressou na "Akademie für Musik und darstellende Kunst", também na Capital da Áustria, onde teve como professores Alfred Uhl (composição) e Hans Swarowsky (regência). Ao mesmo tempo estudou Ciência da Música com Erich Schenk na Universidade de Viena. Paralelo aos seus estudos, atuou como correpetidor na Vienna Volksoper. Em 1966 trabalhou no Theater an der Wien. No ano seguinte, como regente e correpetidor no teatro de Basel (Suíça), e em 1968 na mesma cidade, estudou música contemporânea com Pierre Boulez. Entre 1970 e 1972 foi diretor artístico do Städtebundtheater Biel- Solothurn (Suíça), regendo também a Basler Sintonieorchester e a Bieler Orchestergesellschaft em várias cidades suíças. De 1972 a 1974 foi diretor artístico do Stadttheater of St. Pölten. De 1974 a 1983 foi regente no Stadttheater Klagenfurt. A partir de 1984, tornou-se professor do Kärntner Landeskonservatorium. Já regeu concertos em vários países, onde entre outros estão Áustria, Itália, Suíça, Eslovênia, Alemanha, Portugal, Coréia do Sul, Rússia, China, Cazaquistão, Hungria, Bulgária e Eslováquia. Atuou como regente convidado no Liceo (Barcelona), Gärtnerplatztheater (Munique), Moscow Symphony Orchestra, Philharmonic Orchestra Rousse (Bulgária), Ermitage - Symphony Orchestra St. Petersburg, Radio Symphony Orchestra Sofia, Philharmonic Orchestra Györ, Budapest Symphony Orchestra, Erfurt Philharmonic Orchestra, Symphony Orchestra Zürich, Philharmonie Brandenburg, Orquestra Sinfonica UANL (Mexico) e muitas outras. Em 1999 fundou a Jeunesse-Orchestra-Klagenfurt e o "Gustav Mahler Ensemble Klagenfurt". Com este último, ele tem realizado vários concertos na Europa e Ásia (com turnê na China). Tem atuado como regente convidado e professor visitante no Conservatório Tchaikovsky de Moscou.
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra