Marcos Ziemer
Reitor explica perspectiva de reestruturação da Universidade
Marcos Ziemer informou aos funcionários os objetos da gestão
O reitor da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Marcos Fernando Ziemer, pronunciou-se, nesta terça-feira, 26.04, aos funcionários e professores do campus Canoas, informando sobre a atual situação financeira da Instituição e o andamento do seu Plano de Reestruturação. A apresentação foi fundamentada nas ações realizadas nestes dois anos de gestão da nova Reitoria, para buscar a estabilidade financeira, bem como viabilizar a retomada dos investimentos e a qualificação da área do ensino.
Marcos Ziemer citou que foram decisivas para dar um rumo ao projeto de retomada da Universidade, iniciado no dia 17.04.2009, a abertura do diálogo com os públicos envolvidos com a Instituição e a definição do ensino como foco de atividades. Listou resultados que exemplificam como vem sendo reerguida a Universidade, dentre eles:
- em outubro de 2010, ocorreu o arquivamento do Processo Administrativo movido pelo Ministério da Educação devido à paralisação das atividades acadêmicas, aos indícios de crise financeira, ao atraso no pagamento de salários de funcionários e à demissão de professores. A medida foi tomada uma vez que a ULBRA adotou medidas para a normalização de suas atividades acadêmicas e para o saneamento de sua situação administrativa e financeira;
- o déficit mensal, que era de R$ 15 milhões em abril de 2009, foi zerado no início de 2011. A perspectiva era de que isso ocorresse somente no final deste ano;
- desde junho de 2010 vem sendo recolhidos os impostos retidos em fonte (INSS, PIS e IRRF).
Também foram citadas ações administrativas que geraram resultados positivos, como:
- ajuste e controle na política de descontos implementando normas claras e transparentes;
- controle da folha de pagamento;
- reorganização do quadro funcional;
- renegociação dos contratos e seus valores;
- recadastramento de todos os convênios;
- redefinição de todos os fluxos e processos internos.
Marcos Ziemer informou aos colaboradores sobre o plano de reestruturação societária da Universidade. “A proposta vem sendo construída há um ano, com consulta à Advocacia Geral da União, à Procuradoria Regional da Fazenda Nacional, à Justiça Federal e ao Ministério da Educação. Estamos conversando com os nossos principais credores, que são a União e as instituições financeiras. Nosso objetivo tem sido construir uma proposta que seja aceita por estas partes, e temos tido sucesso. A filosofia e a linha pedagógica da Universidade não mudam em nada. Não estamos vendendo a ULBRA, nem teremos outro grupo educacional parceiro. Não teremos sócios cotistas”, esclareceu o reitor.
Destacando que, em dezembro de 2010, foi encaminhado pedido de judicialização do Plano de Reestruturação da ULBRA, com o objetivo de legitimar a proposta, o reitor explicou que “a Reitoria almeja implantar o novo formato em agosto de 2011”. Detalhou a proposta, esclarecendo dúvidas dos colaboradores.
O reitor também discorreu sobre as medidas tomadas para a qualificação da área acadêmica, celebrando o resultado da colocação da ULBRA como 6ª melhor universidade particular brasileira, segundo o ranking do MEC. Agradeceu aos colaboradores e professores pelo esforço empreendido em seu trabalho, “que certamente contribuiu para as vitórias já alcançadas”.
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra