Caixa Preta
Dança da ULBRA inaugura sua Caixa Preta
Atividade integra comemorações pelo Dia Internacional da Dança
O curso de licenciatura em Dança da ULBRA Canoas inaugura sua Caixa Preta – Laboratório de Estudos e Cri-Ação em Dança. O evento, que abrirá a semana de comemorações do Dia Internacional da Dança, ocorre no dia 25.04, às 17 horas, no prédio 17 (Ginásio Principal) do campus Canoas. São convidados a participar a comunidade acadêmica, artistas, coreógrafos e professores.
A Caixa Preta será um laboratório para estudos e criação em dança visando a encenação cênica; o espetáculo propriamente dito. Nesta sala, além de experimentos coreográficos, será possível realizar estudos de iluminação, cenografia e figurino, além da prática da produção em espetáculos de dança.
“A Caixa Preta é uma conquista importante para o curso. Ela constitui-se na representação de uma caixa de palco de teatro. Mesmo que ela ainda não esteja completa, permitirá as experimentações iniciais para os alunos/artistas e docentes que cursam a licenciatura em Dança, sendo mais um diferencial da nossa Universidade”, afirma a coordenadora do curso, Maria Lúcia Brunelli.
Após o descerrar da placa de inauguração, será realizada uma intervenção artística com alunos e a professora Cibele Sastre.
Mais atividades
As comemorações pelo Dia Internacional da Dança continuam durante toda a semana. Na terça-feira, 26.04, ocorrerá a aula aberta e apresentação do Grupo de Trabalho, coordenado pela professora Anette Lubisco. A atividade inicia às 19h, na Caixa Preta do curso de Dança.
Na sexta-feira, 29.04, quando celebra-se o Dia Internacional da Dança, será realizado o Coletivo de Dança 209, em colaboração com os cursos de Dança da ULBRA, UFRGS e SATED. Dentro da programação estão cooperações em movimento, aulas, debates, mostra e performances. A atividade ocorre na sala 209 da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, das 9h30 às 20h30. A entrada é franca.
Saiba mais
O Dia Internacional da Dança é celebrado no dia 29.04, data em que se comemora o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727.1810), bailarino e professor de Dança francês, que se destacou por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé da sua época, intitulado “Lettres sur la Danse”. Ele renovou a preparação corporal do bailarino e a cena, pois seu pensamento iluminista focalizava a atuação do intérprete, tendo simplificado as alegorias na vestimenta e focado nas movimentações de cena e nas expressões da dança. A comemoração foi introduzida em 1982 pelo Comitê Internacional da UNESCO para todos os tipos de dança.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes
Últimas notícias
-
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience -
14
NOVESPORTE Ulbra Xperience destaca oportunidade na área de Alto Rendimento -
14
NOVEnsino na prática Direito na prática une alunos e docentes no último dia de Ulbra Xperience -
14
NOVEDUCAÇÃO HUMANIZADA Professores do Futuro: paixão e inspiração são qualidades valorizadas