18/04/2011 13:06
- ULBRA CANOAS
Blogs e redes sociais como ferramentas pedagógicas
Sites podem auxiliar o professor na educação
Os blogs estão se profissionalizando e deixando de ser apenas "diário virtual adolescente" para virar palco de discussões e fonte de informações para muitos setores. No mundo corporativo, vários executivos têm seus próprios blogs, assim como jornalistas renomados também mantêm um canal próprio de informação e discussão.
Esta febre começa a contagiar professores e educadores, que já veem nos blogs uma alternativa para comunicação na educação e um excelente meio para oferecer uma formação descentralizada.
Não há limite para a utilização dos blogs, seja na escola ou na universidade. Primeiro, pela facilidade de publicação, que não exige nenhum tipo de conhecimento tecnológico dos usuários, e segundo, pelo grande atrativo que estas páginas exercem sobre os jovens e adolescentes. Nesse sentido, é preciso apenas que os professores se apropriem dessa linguagem e explorem com seus alunos as várias possibilidades deste novo ambiente de aprendizagem.
Tomando como base a experiência do professor de Geografia da ULBRA, Dakir Larara, na construção de um blog (dakirlarara.wordpress.com) de apoio didático para as atividades acadêmicas na Universidade, ressalto que cabe ao professor direcionar suas aulas, aproveitando o que a internet pode oferecer de melhor.
"É fundamental que nós não fiquemos de fora desse contexto, deste mundo virtual que os nossos alunos dominam. Portanto, usem e abusem desta ferramenta, seja na divulgação das suas aulas, textos, ou ainda vídeos e fotos. Enfim, aproveitem o que internet tem de melhor que é o compartilhamento de informações que, se bem fundamentadas e mediadas por nós professores, podem se transformar em conhecimento", comenta o coordenador do curso, Rafael Martins.
Esta febre começa a contagiar professores e educadores, que já veem nos blogs uma alternativa para comunicação na educação e um excelente meio para oferecer uma formação descentralizada.
Não há limite para a utilização dos blogs, seja na escola ou na universidade. Primeiro, pela facilidade de publicação, que não exige nenhum tipo de conhecimento tecnológico dos usuários, e segundo, pelo grande atrativo que estas páginas exercem sobre os jovens e adolescentes. Nesse sentido, é preciso apenas que os professores se apropriem dessa linguagem e explorem com seus alunos as várias possibilidades deste novo ambiente de aprendizagem.
Tomando como base a experiência do professor de Geografia da ULBRA, Dakir Larara, na construção de um blog (dakirlarara.wordpress.com) de apoio didático para as atividades acadêmicas na Universidade, ressalto que cabe ao professor direcionar suas aulas, aproveitando o que a internet pode oferecer de melhor.
"É fundamental que nós não fiquemos de fora desse contexto, deste mundo virtual que os nossos alunos dominam. Portanto, usem e abusem desta ferramenta, seja na divulgação das suas aulas, textos, ou ainda vídeos e fotos. Enfim, aproveitem o que internet tem de melhor que é o compartilhamento de informações que, se bem fundamentadas e mediadas por nós professores, podem se transformar em conhecimento", comenta o coordenador do curso, Rafael Martins.
Notícias relacionadas
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal
Últimas notícias
-
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024