10/01/2011 12:30
- ULBRA CANOAS
Paleontólogos da ULBRA encontram fósseis de predador e sua presa juntos
Pesquisadores realizaram interessante achado para a paleontologia
O fóssil, de aproximadamente três metros de comprimento, tem o esqueleto todo articulado, quase completo, faltando apenas o crânio. Podem ser vistas as cinturas escapulares, membros anteriores (úmero, ulna e rádio, e a pata anterior), cintura pélvica e membros posteriores (fêmur, tíbia, fíbula e a pata esquerda) que estão totalmente expostos. Numa das patas traseiras é possível inclusive avistar uma das garras. O "gradeado" das costelas está articulado com as vértebras, e a cauda presa ao restante do esqueleto. Este Tecodonte era um animal carnívoro, leve, quadrúpede, com maior mobilidade que um prestosuchus, como o que foi coletado pelos palentólogos da ULBRA em maio de 2010.
O animal tinha em sua cadeia alimentar o Dicinodonte, um herbívoro comum no Triássico Médio, e que seria uma das suas presas favoritas. Um fóssil de Dicinodonte foi encontrado há apenas seis metros de distância do Tecodonte. Ou seja, a situação interessante deste achado é que presa e predador foram encontrados próximos.
A hipótese mais provável é que os dois animais sucumbiram em um mesmo evento climático, provavelmente uma grande seca seguida de uma inundação. Esta descoberta é importante porque o esqueleto, que é quase completo, pode trazer inúmeras informações da anatomia e na evolução destes répteis primitivos.
O local da descoberta ainda não havia sido descrito como fossilífero. Este inscreve um novo afloramento fossilífero na região Central do Rio Grande do Sul. A coleta destes fósseis está sendo feita com a autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), autarquia federal que coordena a preservação do patrimônio fossilífero da União.
Notícias relacionadas
-
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação
Últimas notícias
-
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas