Capes de Tese
Professor de Odontologia da ULBRA vence Prêmio Capes de Tese
Estudo sobre orientação na alimentação de crianças recebeu a premiação
Alimentação saudável no primeiro ano de vida das crianças promove saúde geral e saúde bucal para os anos seguintes. Com esta temática, o professor de pós-graduação em Odontologia da ULBRA, Carlos Alberto Feldens, recebeu o Prêmio CAPES com sua tese de doutorado intitulada: “Impacto da implementação do programa Dez Passos para uma Alimentação Saudável durante o primeiro ano de vida na ocorrência e severidade de cárie dentária aos 4 anos de idade”.
A tese defendida no PPG Epidemiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS -, em 2008, foi a vencedora da categoria de melhor tese de doutorado em Saúde Coletiva/Saúde Pública/Epidemiologia do Brasil (ano 2009). A premiação será entregue em Brasília, no dia 7.12 deste ano e inclui uma bolsa de pós-doutorado.
O trabalho integra a ULBRA com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA e a UFRGS. A pesquisa foi baseada no acompanhamento de 500 crianças nascidas no setor do SUS do Hospital de São Leopoldo até os 4 anos de idade. O estudo consistiu em um ensaio clínico para avaliar se a orientação nutricional das mães no primeiro ano de vida baseada nos Dez Passos para uma Alimentação Saudável (diretriz do Ministério da Saúde) conseguia reduzir as dificuldades de saúde infantil aos 12 meses e aos 4 anos de idade.
Como resultados da tese, foram descobertos efeitos positivos da intervenção na redução de cárie das crianças aos 12 meses e 4 anos. O professor salienta a importância de manter uma saúde bucal adequada nos primeiros anos de vida para evitar cáries: “Cárie em crianças pré-escolares é um problema de saúde pública. É essencial o cuidado com a alimentação, principalmente evitar o açúcar durante o primeiro ano de vida e respeitar intervalos entre as refeições nos anos seguintes”.
Os resultados do estudo já geraram diversas publicações internacionais e foram referenciados por boletim da OMS e pelas diretrizes da European Academy of Paediatric Dentistry. O professor afirma que a premiação é um grande incentivo para os alunos: “A pesquisa recebeu premiação em uma categoria de saúde coletiva, valorizando a saúde bucal e despertando em alunos de graduação e pós-graduação da nossa Universidade o interesse em compreender causas e soluções para os problemas de saúde bucal”.
Agora, o professor segue a pesquisa com crianças de Canoas: “Nesta linha, nossa equipe de Odontopediatria/ULBRA, coordenada pelo prof. Paulo Kramer e incluindo alunos de graduação, mestrado e doutorado, está fazendo um Censo de Saúde Bucal nas pré-escolas do município de Canoas, o que vai contribuir para futuras políticas de saúde bucal em toda a região.”
Notícias relacionadas
-
19
DEZEDUCAÇÃO Ulbra em rede sobre políticas afirmativas na pós-graduação -
17
JULDissertação Mestranda do PPGProSaúde estuda os efeitos da andropausa em homens -
24
JUNNovidade! Residência Multiprofissional em Saúde lança livro sobre saúde do homem -
20
JUNCORIG Ulbra estará presente no 23º Congresso Odontológico Rio-Grandense
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes