30/11/2010 08:48
- ULBRA CANOAS
Reconhecimento antes da formatura
Acadêmica conta sua trajetória no curso de Estética e Cosmética
Conheça um pouco mais da história de Cláudia Barboza.
ACS - Ao ingressar na Universidade, como foi a escolha pelo curso de Estética e Cosmética? Por quê?
Cláudia Barboza - Durante 12 anos trabalhei em salão de beleza como proprietária e técnica nas cidades de Santa Maria e Livramento, ministrando cursos na área de colorimetria e alisamento. Há sete anos resolvi procurar um curso superior na área de estética, porém não havia na minha região. Como ainda tinha filhos pequenos seria inviável minha vinda até Porto Alegre para estudar; então aproveitei o tempo para estudar numa área que também gosto muito, a administração. Cursei quatro semestres e tranquei ao receber o convite de trabalho em uma empresa de cosméticos em Porto Alegre. Quando ministrava uma aula sobre técnicas de colorimetria, conheci a professora Lidiane Santos e comentei do meu amor pela área e o interesse de aprender mais. Com o incentivo, em 2007 iniciei o curso de Estética e Cosmética na ULBRA. Como estava na área há anos, percebia a deficiência de profissionais capacitados na área pedagógica. Isso me leva a querer aprender mais para levar o conhecimento onde eu puder.
ACS - O que você imaginava do curso e que desmistificou durante a graduação?
Cláudia Barboza - Embora este curso tenha mais disciplinas na área corporal e facial, e eu seja uma profissional da área capilar, ele tem feito toda a diferença não só na minha vida, mas nos cursos que ministro. Hoje, falo com mais segurança, pois além de saber a parte técnica sei como funciona todo o mecanismo e fisiologia quando utilizo cada produto. Este curso muda minha vida a cada dia e hoje sou uma profissional muito melhor.
ACS - Quais são os possíveis ramos e áreas de atuação do egresso de Estética?
Cláudia Barboza - Pode-se atuar como esteticista corporal (massagem, drenagem, utilização de aparelhos); ministrando cursos nestas áreas em escolas técnicas; na coordenação de escolas; como proprietário de clínicas; auxiliando profissionais como médicos cirurgiões em clínicas de cirurgia plástica; na área capilar; ou ainda como profissionais dentro dos salões de beleza, atuando em diagnósticos capilares e tratamentos para o fio de cabelo e couro cabeludo (este segmento ainda não tem um lugar de destaque em salões).
ACS - Há pouco você foi contratada em uma empresa. Qual o ramo de atuação?
Cláudia Barboza - Sim, fui contratada pelo Instituto Embelleza - Franquia de São Leopoldo como coordenadora pedagógica. Realizo os treinamentos em todos os segmentos da escola: cabelo, unhas e depilação. Também reviso apostilas e preparo novos materiais. Agora estou ministrando algumas aulas como piloto para os outros instrutores, pois até mesmo os orientadores devem ter padronização na didática. Eu faço todo o processo de contratação dos candidatos através de dinâmicas.
ACS - Você acredita que este é um reconhecimento da importância do profissional na área? Por quê?
Cláudia Barboza - Acredito sim. Nesta área existem poucos profissionais completos, que atuam na parte prática e didática. Sempre fui muito observadora e durante estes anos atuei em vários segmentos para poder ser mais completa, não esperando um reconhecimento, embora ele seja importante, mas pensando em manter-me atualizada, ter conhecimento faz diferença.
ACS - Quais são suas expectativas quanto à Estética e Cosmética para depois da formatura?
Cláudia Barboza - Como comentei antes, a área que atuo, a capilar, é muito carente de profissionais. Já fui contatada para dar aulas em uma universidade, mas a previsão de término do meu curso é apenas em 2012. Tenho certeza de que após a formatura farei pós-graduação ou mestrado, e espero dar aula numa universidade na área que já trabalho e gosto muito.
Notícias relacionadas
-
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema