25/11/2010 16:08
- ULBRA CANOAS
Contrastes na relação professor-aluno
10º Fórum da Educação reúne profissionais para debater o tema
O reitor Marcos Ziemer expressou a necessidade de eventos com este perfil. "A relação entre alunos e professores é o cerne do processo ensino-aprendizagem. Ela só acontece quando tiver afeto, diálogo e amor de ambas as partes", afirma. Para a diretora da Área de Educação, Vivian Steyer, "o fórum é uma relação estreita entre teoria e prática e proporciona um debate entre profissionais sobre assuntos pertinentes ao ambiente escolar".
As transformações que ocorreram nos últimos anos aproximaram distâncias e romperam fronteiras, dando um novo perfil para a educação. "Elas influenciaram as relações entre professor e aluno", explica Tânia Scuro, mediadora do debate. A professora de Psicologia, Sheila Câmara, abordou os aspectos psicológicos envolvidos na atuação docente: "estabelecemos vínculos com as pessoas e dentro da escola temos uma imersão grande em realidade diversa". Ela também explicou a Síndrome de Burnout, que ocorre principalmente em profissionais da saúde e da educação.
A pedagoga Lauraci Dondé mostrou os valores, limites e atitudes que devem existir dentro da escola. "Será que, muitas vezes, os pais não estão delegando para nós tarefas que eram suas?", relatou sobre o excesso de função além do ?ser professor?. Segundo ela, o aluno é um ser humano valioso e deve-se ter respeito por ele: "escolhemos essa profissão e temos que dar o exemplo. São algumas mudanças de postura e de valores", explica.
O relacionamento interpessoal foi apresentado pela juíza pretora do Foro de Esteio, Uiara dos Reis. "As crianças nos provocam porque querem limites, segurança. Hoje, os filhos não querem que os pais sejam pais, mas amigos. E na escola esperam que os professores supram essas deficiências. É o ônus da profissão". Conforme a juíza é necessário ter autoconfiança e conhecimento próprio.
Sônia Balzano, do Conselho Estadual de Educação, falou sobre a postura pessoal e profissional durante e após a formação do professor. "A família repassa à escola funções que são dela. O professor deve ensinar e tem a função de formar cidadãos", explica. Sônia acrescenta que nos últimos 50 anos ocorreu o avanço no compromisso de colocar todos na escola e isso traz agora novos desafios.
As palestrantes abordaram ainda a importância e as dificuldades que o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) trouxeram para a sociedade. "O ECA traz muitos direitos para as crianças, mas e os deveres? A escola não é diferente da sociedade onde está inserida. O reflexo do Estatuto no Conselho foi muito grande", explica Sônia Balzano. Para Uiara, na sala de aula o professor tem o direito e deve ser respeitado: "o regimento interno é a lei máxima dentro da escola. Os direitos não existem sem os deveres correspondentes", declara.
Organização
O 10º Fórum da Educação foi elaborado pelos alunos da disciplina de Planejamento e Organização de Eventos do curso de Pedagogia da ULBRA. A cada semestre, os acadêmicos organizam um evento voltado para a Área de Educação, Ciências e Artes, com temas pertinentes e atuais.
Notícias relacionadas
-
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema