ULBRA
Canoas: a capital do handebol
ULBRA recebe grandes nomes do handebol nacional
De 19 a 21.11, a ULBRA Canoas foi a capital do handebol, recebendo os principais nomes do esporte nacionalmente. Os participantes do Curso de Handebol vieram de diversas partes do Brasil como Acre, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Distrito Federal, Tocantins e Bahia.
O curso iniciou com a parte teórica e prática, apresentada pelo técnico da seleção bicampeã mundial de handbeach, Antonio Guerra Peixe, que abordou o assunto de forma simples e objetiva. À noite, a participação foi do preparador físico da seleção nacional masculina, Marcos Cesar.
No sábado (20.11), os participantes tiveram a parte teórica e prática com o professor Ivan Maziero (Macarrão), técnico das seleções de base. Também ocorreu uma palestra com um dos melhores jogadores da seleção nacional, Bruno Souza, que contou toda a sua trajetória, com 11 anos de atuação na Europa.
O momento mais aguardado pelos integrantes do curso e pela equipe de aplicação da parte prática foi a participação do professor Morten Souback, dinamarquês responsável pela equipe feminina. Morten demonstrou os pontos mais importantes que está trabalhando para o desenvolvimento do handebol nacional e para a preparação da equipe feminina para os Jogos Panamericanos, o mundial que será em Santa Catarina em 2011, além das Olimpíadas de 2016.
Estimular um futuro no handebol
Pensando em estimular mais a prática de handebol nas escolas, Antonio Guerra e os atletas Bruno Souza e Alexandre Folhas participaram de um bate-papo com alunos das escolas estaduais Alcides Maya, de Sapucaia do Sul, e Dyonélio Machado, de Esteio. O palestrante explicou o que era o Handbeach. Os atletas distribuíram brindes para as escolas e contaram como era a vida de atleta, as oportunidades que isso possibilita e a importância do esporte.
Jogo das Estrelas
No sábado foi realizado o Jogo das Estrelas do Handebol. No início da noite ocorreu a disputa do grande clássico local ULBRA e ADC, que se enfrentaram em um jogo marcado por altos e baixos das duas equipes. Enquanto isso, o professor Morten Souback e os alunos do curso selecionaram 14 atletas que iriam enfrentar as estrelas. O time das estrelas foi formado por ex-atletas, atletas e palestrantes.
“Estamos surpreendidos com a estrutura e a facilidade que se tem dentro desta Universidade. Com certeza a nossa seleção nacional poderá estar por aqui, sendo para treinos ou até mesmo para alguma partida”, comentou o preparador físico da Seleção, Marcos Cesar.
“Foi uma oportunidade única para os professores e treinadores de handebol do nosso Estado, pois dificilmente se consegue reunir grandes nomes do handebol nacional em um evento assim. O curso foi o primeiro que teve a abordagem do Handbeach. O curso também visou a parte social de divulgação do esporte, com palestra e bate-papo para alunos de escolas públicas. O Jogo das Estrelas foi a oportunidade de ver grandes atletas em quadra. Estamos muito satisfeitos com tudo isso” afirma o técnico da equipe universitária de handebol da ULBRA, André Furtado.
O curso de handebol ocorreu através da parceria entre a ULBRA e a equipe Handsport. A Kempa forneceu as bolas para a parte prática, e os atletas do S.C. Internacional da Categoria Juvenil participaram da parte prática de aplicação do curso.
Notícias relacionadas
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal
Últimas notícias
-
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024