Afro ULBRA 2015
Cultura afro-brasileira e indígena em debate
Programação prevê atividades mensais
Com o intuito de mostrar a diversidade da cultura afro-brasileira e indígena e trazer os temas relacionados para discussão, foi aberta na noite desta segunda-feira, 23.03, a agenda Afro ULBRA 2015. A primeira palestra do ano teve como tema o genocídio na África do Sul e a questão negra no Brasil. Como palestrantes, o coordenador do Curso de História da ULBRA Canoas, Roberto dos Santos, a especialista em estudos de culturas africanas e afro-brasileiras, Adiles da Silva Lima, e o babalorixá, Pai Marcelo D´Ógún. O encontro teve ainda a apresentação sacra de música com o tamboreiro Ednei Garcia D´Ógún.
A agenda é uma realização das alunas Ana Paula De Bona e Tainá Silveira do Curso de Artes Visuais e de Jéssica Lein, estudante de História, que a partir de uma aula da disciplina de Cultura Afro, sentiram a necessidade de saberem mais sobre o antepassado da população brasileira. "Queríamos saber mais sobre a diversidade de nossa cultura e levar este conhecimento para outras pessoas", destacou Ana Paula. As estudantes reforçaram o desejo de discutir o assunto não só em datas comemorativas, mas em todos os dias do ano.
A Agenda Afro ULBRA terá atividades mensais com temas como cultura, diversidade e religião. A próxima atividade será no dia 27 de abril e terá como tema a religião afro-brasileira. Para o mês de maio está prevista a mostra de trabalhos de entalhe, do artista Haroldo, além de apresentações de Capoeira. As atividades serão de 18 a 22 de maio, à noite, no saguão do prédio 11.
ACS ULBRA: Laira Souza - MTB 11.610
Tags
Notícias relacionadas
-
26
MAI1º de junho Ulbra terá diversão com Stand Up do Léo, o Gauchão de Apartamento -
08
MAI11 de maio Feira na Ulbra reúne empreendedoras negras -
03
ABRParceria de longa data Ulbra e Prefeitura iniciam organização da Semana do Bebê de Canela 2024 -
10
MARDia 30 de março Atuação do Biólogo será tema do primeiro Conversa no Museu
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras