Pesquisa
Alunos da ULBRA Canoas realizam pesquisas com proteínas
Estudos podem gerar resultados para medicina e agricultura
Dois projetos que analisam as atividades bioativas de proteínas e peptídeos estão em desenvolvimento na ULBRA Canoas. O projeto de Prospecção de Proteínas e Peptídeos Bioativos conta com a participação de oito alunos pesquisadores, entre mestrandos, doutorandos e estudante da iniciação científica, dos estados do Rio Grande do Sul, Piauí, Goiás e Pará. A pesquisa é feita em colaboração com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e utiliza como base plantas como a soja e o feijão fradinho, entre outras. As prospecções dos estudos podem gerar resultados tanto para a área da medicina quanto para a área da agricultura, trazendo benefícios para a população.
O outro projeto é o de Regulação de Proteínas de Defesa, que analisa a regulação da expressão de proteínas de defesa das plantas. Este é feito em parceria com o Instituto Max Planck, da Alemanha, e envolve três estudantes.
A professora Arlete Beatriz Becker Ritt leciona nos cursos de Agronomia e Biomedicina e é integrante do PPGBioSaúde, PPGGTA-MP, Coordenadora do Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos (CEP-ULBRA), presidente da Comissão Interna de Biosegurança (CI Bio) e orienta os alunos dos dois projetos. Segundo ela, ambos têm boa aplicabilidade biotecnológica, seja na produção de plantas geneticamente modificadas, com resistência a patógenos (insetos e fungos), ou na produção de insumos para laboratórios de análises. "A produção de plantas e alimentos mais resistentes, por exemplo, pode gerar a diminuição da utilização de agroquímicos, gerando, com isso, a diminuição do impacto ambiental, o aumento da produtividade agrícola, sem a necessidade de aumentar as fronteiras agrícolas", avalia.
Arlete ressalta, ainda, a qualificação profissional destes estudantes, que têm acesso a técnicas atuais e infraestrutura de diferentes laboratórios. "Estamos formando profissionais altamente qualificados", reforçou a professora, que é graduada em Química, mestre e doutora em Biologia Celular e Molecular e pós-doutora em Bioquímica, esta formação realizada nos Estados Unidos.
ACSULBRA: Laira Souza - MTB 11610
Notícias relacionadas
-
26
JUNMERCADO DE TRABALHO Ulbra oferece 42 novos cursos de extensão com temas atuais -
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
21
FEVEDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Gestão Hospitalar é o novo curso de graduação EAD da Ulbra -
19
FEVPÓS-GRADUAÇÃO Ulbra oferta pós presencial em Teologia e Ministério Pastoral
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes