Vestibular 2015
Vestibular para vagas ampliadas ocorre em 30 de maio
ULBRA amplia 40 vagas anuais para o curso de Medicina
Na última segunda-feira (16.03), o reitor Marcos Fernando Ziemer esteve no Ministério da Educação, na Secretaria de Regulação, onde recebeu a portaria autorizando ampliação das vagas, de 80 para 120 anuais. As 40 vagas serão oferecidas no vestibular do dia 30 de maio, cujas inscrições serão abertas na próxima semana www.ulbra.br/vestibular.
A partir de 2009, com a nova gestão da Universidade e a reorganização do curso, com a nota satisfatória obtida pelos alunos no ENADE e novas avaliações positivas do MEC sobre a infraestrutura e qualidade de ensino, o curso pode retomar as 40 vagas.
As novas avaliações realizadas por comissões do MEC foram rigorosas na aferição do atendimento aos indicadores de qualidade impostos pelo Ministério em relação a questões técnicas, de recursos humanos e infraestrutura para a realização de práticas pelos alunos. Essas práticas, que são estudos e atendimentos à população, são realizadas nos Hospitais Universitário, localizado no campus, e de Pronto Socorro, ambos em Canoas, e no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, em Porto Alegre. Os atendimentos também ocorrem nas Unidades Básicas de Atenção à Saúde e nas Centrais de Apoio Psicossocial (CAPS) de Canoas. Somente nos últimos seis meses de 2014, os acadêmicos de Medicina da ULBRA atenderam 37 mil pacientes e participaram de 2.700 intervenções cirúrgicas no Hospital Universitário. A prática acadêmica ocorreu em 647 leitos reservados pelo SUS nos três hospitais.
Segundo o reitor, "o MEC aferiu que o curso de Medicina da ULBRA atende plenamente as questões de qualidade, além de ter as condições de infraestrutura que são necessárias e básicas para ofertar 120 vagas anuais. Podemos colocar mais profissionais médicos no mercado e essa é uma contribuição relevante da Universidade para as políticas públicas de saúde, tanto do Rio Grande do Sul como do país".
O diretor do campus da ULBRA Canoas, Erivaldo Diniz de Brito, enaltece que a retomada das vagas é um resultado do trabalho feito em conjunto pela Reitoria, a coordenação e o corpo docente do curso. Destacamos o envolvimento dos alunos, que através da sua dedicação aos estudos e empenho nas atividades práticas, qualificam ainda mais o conhecimento adquirido na Instituição".
O coordenador do curso, professor médico Léo Doncato, comemora a ampliação das vagas. "Isso demonstra a confiança depositada, hoje, sobre a qualidade do ensino médico prestado. Fomos uma das primeiras universidades a implementar as novas diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo MEC para 2015, que preconizam a ampliação da atenção à saúde da família e à saúde comunitária".
As aulas para a nova turma de alunos iniciam no dia 03.08, acompanhando o calendário acadêmico da ULBRA.?
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras