AEE
Primeira turma do curso de AEE iniciou na segunda-feira
ULBRA apoia formação de profissionais em Educação Inclusiva
A Universidade Luterana do Brasil está apoiando a formação de profissionais para que a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, implementada em 2008, seja efetivamente cumprida. O curso de Atendimento Educacional Especializado (AEE) iniciou na última segunda-feira, 16.03, na ULBRA, na modalidade EAD. As aulas são ministradas pela Assistiva - Tecnologia e Educação, empresa especializada em transmitir informações e realizar a formação sobre o atendimento a pessoas com deficiência. Foram disponibilizadas 64 vagas gratuitas para professores de todas as unidades de ensino mantidas pela Associação Educacional Luterana do Brasil (AELBRA), que serão os multiplicadores do conhecimento sobre o atendimento especializado a pessoas com deficiência em suas unidades. Até o dia 05 de junho serão ministradas as aulas para a primeira turma. A segunda turma vai iniciar no dia 08 de junho, com aulas até o dia 04 de setembro.
O AEE é um serviço da educação especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. O acordo de cooperação entre a AELBRA e a Assistiva - Tecnologia e Educação prevê desconto de 10% para os demais alunos, professores e funcionários que não forem beneficiados com a oferta de vaga gratuita.
O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva é um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que une igualdade e diferença como valores. No entanto, para que a educação seja realmente inclusiva, os profissionais devem possuir boa formação para conseguirem vivenciar na prática a nova realidade da inclusão. "O maior desafio da política que foi elaborada é a formação de professores que atendam as necessidades específicas de alunos com deficiência. No curso, abordamos as questões específicas, mas fazemos uma discussão sobre as práticas pedagógicas e a gestão da escola comum, que deve estar comprometida com a questão da inclusão", explica a pedagoga e sócia da Assistiva, Mara Sartoretto.
As ministrantes do curso de Atendimento Educacional Especializado são as próprias diretoras e sócias da Assistiva. Mara Sartoretto e a fisioterapeuta Rita Bersch são consultoras do Ministério da Educação e participaram da elaboração da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, apoiando na construção, monitoramento e formação de profissionais sobre os recursos de tecnologia assistiva. A empresa foi criada em 2010, devido à grande demanda na formação de professores. Hoje, são 40 mil salas de recursos multifuncionais em todo o Brasil, que foram criadas para atender a Política Nacional de Educação Especial. São espaços com diversos tipos de recursos que constroem as condições para que a pessoa com deficiência tenha condições de aprender com os colegas em sala de aula. "Os profissionais da educação devem ser estimulados a fazer o que está previsto na Política Nacional para que, de fato, a inclusão aconteça. O professor deve conhecer os recursos, estratégias e tecnologia para favorecer o desempenho do aluno. A ULBRA se une à Assistiva nessa perspectiva de ampliar o conhecimento sobre o atendimento educacional especializado", afirma Rita Bersch.
Tecnologia Assistiva
Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. A empresa Assistiva - Tecnologia e Educação, que está realizando o curso a parceria com a ULBRA, atende pessoas com deficiência e seus familiares, instituições, entidades e profissionais que dão atendimento especializado a essas pessoas. São profissionais da área da educação, da saúde e outros envolvidos com o desenvolvimento, pesquisa e aplicação de TA.
Tags
Notícias relacionadas
-
29
AGOApresentação musical Grupo Piquelanos é atração na Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência -
27
AGOCanoas Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência inicia com palestra sobre autismo -
04
JANAcessibilidade Dia Mundial do Braille: a Universidade como um local de inclusão -
16
DEZInteresses comuns Parceria entre Ulbra e Grupo Hospitalar Conceição alude a acessibilidade
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras