Projetos Comunitários
Projeto utiliza o lúdico como ferramenta pedagógica
Alegria e brincadeiras marcam primeira atividade do CIEPRE
A primeira atividade do Centro Interdisciplinar de Estudos em Psicomotricidade, um dos projetos comunitários realizados pela Universidade Luterana do Brasil, foi marcada pela alegria do reencontro dos integrantes do projeto e brincadeiras, no espaço lúdico do prédio 59 da ULBRA Canoas, nesta quarta-feira (11.03). O CIEPRE atende crianças, adolescentes e adultos com deficiências e também pessoas sem comprometimentos. O trabalho é realizado através de sessões de Psicomotricidade Relacional, levando em consideração as potencialidades e limitações de cada um.
Atualmente, 38 famílias participam do projeto, que tem um grande número de pessoas com deficiência. Eles são atendidos por um trabalho multidisciplinar de 20 alunos da ULBRA de áreas como educação física, psicologia, serviço social, dança e fisioterapia.
Um dos idealizadores do projeto, que iniciou em 2003, Ivan Basegio sente-se gratificado. "Crescemos um centímetro a cada dia com a nossa ferramenta pedagógica, que é o brincar. Alunos que não se relacionavam, como em casos de autismo, hoje se comunicam, se tocam, interagem com os colegas. É um espaço de muito prazer para eles", afirma o professor de Educação Física e do Curso de Pedagogia EAD. Basegio relata que o método de trabalho, que destaca as potencialidades de cada um e não as dificuldades, é um resgate da autoestima dos participantes, trazendo como consequência maior autonomia.
As aulas são divididas tem três momentos: o ritual da entrada, a trajetória lúdica (brincadeiras) e o ritual de saída. Enquanto acontecem as aulas, as famílias são atendidas em um programa desenvolvido em parceria com o Curso de Psicologia e também têm apoio da Pastoral da ULBRA Canoas. É o momento de as mães compartilharem suas dificuldades e trocarem experiências do dia a dia.
Desenvolvido há 12 anos, o projeto tem parceria com entidades carentes. Moradores de Canoas têm transporte viabilizado pela prefeitura, mas o projeto atende pessoas de municípios vizinhos. As aulas são realizadas às quartas-feiras, às 14h, em espaços abertos ou fechados, e nas sextas-feiras, na piscina. Maiores informações na secretaria do Curso de Educação Física, telefone: 3477-9106 ou diretamente com o professor Ivan Basegio no e-mail ibasegio@yahoo.com.br.
Metodologia
Através da Psicomotricidade Relacional, são propostas diferentes vivências corporais, dependendo das necessidades individuais manifestadas. Estas experiências são realizadas em situações lúdicas e espontâneas, desenvolvendo diversas áreas: motora, relacional, emocional e cognitiva. Os facilitadores são os profissionais responsáveis pelo desenvolvimento do trabalho, tendo como papel observar, intervir quando necessário e potencializar novos desafios a partir dos materiais disponibilizados na sessão.
ACS ULBRA: Caren Moraes/Mtb 11.772
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras