Copa do Mundo
Bate-papo sobre Copa do Mundo
Evento contextualizou acadêmicos com o cronograma de atividades para receber a Copa do Mundo
O Comitê ULBRA 2014 organizou a primeira edição do Bate-papo sobre Copa do Mundo, realizado na noite desta quinta-feiral, 18.11, durante o Salão de Extensão, X Fórum de Pesquisa, XVI Salão de Iniciação Científica e Mostra de Ensino (Feira das Profissões) da ULBRA. Autoridades debateram o tema além de responder a perguntas de alunos de Graduação e Pós-graduação.
Com o objetivo de integrar os acadêmicos no processo de preparação para receber a Copa do Mundo de 2014, o Bate-papo trouxe como convidados os secretários municipais das secretarias extraordinárias da Copa de Porto Alegre e Canoas, Ricardo Gothe e Rita de Cássia, respectivamente, além do coordenador do curso de Educação Física da ULBRA e médico fisiologista do Sport Club Internacional, Luiz Antonio Crescente, e o presidente do Comitê e Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Ricardo Rieth.
A ULBRA busca ser protagonista da Copa de 2014 em todo o Brasil. Cada um dos campi da Universidade terá participação direta através do ensino, capacitação e também de estruturas para treinamento. O Comitê terá como função, dentre outras, fazer a ligação de todas as ações para que o Brasil possa realizar o mega evento Copa do Mundo com alta qualidade.
Para o secretário municipal de Porto Alegre, Ricardo Gothe, a Copa acelera obras paradas há pelo menos 30 anos. “A Copa do Mundo não é a solução de todos os problemas. Quem falar isto está mentido descaradamente. Este evento é positivo por acelerar obras que são de extrema necessidade para nossa cidade e que por algum motivo estavam paradas há pelo menos 30 anos. Só Porto Alegre movimentará cifras em torno de três bilhões de reais, um valor deste em toda a história da cidade nunca foi visto. A cidade sede, que é nosso caso, responde a um cronograma diferente e que atende a demandas externas, que muitas vezes não são necessariamente na ordem que gostaríamos. Mesmo assim, desafio qualquer cidadão a apontar uma única obra que seja apenas para a Copa. Todas as que estão em andamento e também planejadas já eram de extrema necessidade para os porto-alegrenses”, finalizou.
Já a secretária Rita de Cássia destacou o que a Copa do Mundo deixa para as cidades. “Nós queremos a Copa pelo legado que ela deixa para nossos filhos. Nos espelhamos em Porto Alegre e trocamos muita experiências, sempre em parceria com a ULBRA que é uma de nossas parceiras para esta realização. Sem estas parcerias o município de Canoas estaria muito enfraquecido para disputar com outras cidades para ser um campo base. Sem o Complexo Esportivo da ULBRA seria impossível recebermos uma seleção hoje em Canoas”, comentou.
Para Luiz Antonio Crescente a Universidade reúne todos os requisitos para receber uma seleção em seu período de treinamento. “Falo agora por minha experiência dentro do futebol de alto rendimento. Quando estamos em delegação procuramos um local com uma estrutura adequada para que a equipe possa buscar a concentração. Para sermos sede de treinamentos temos de ter uma estrutura de hotelaria e restaurantes cinco estrelas. Isto sem falar em outros requisitos que não vem ao caso. Nossa Universidade atende a todas as demandas de estrutura de treinamento, precisando de pequenas atualizações que demandariam investimentos que serviriam para oferecer maior qualidade nas nossas aulas”, declarou.
O presidente do Comitê ULBRA 2014 e pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Ricardo Rieth, avaliou como positivo o encontro. “Este debate foi rico em informações para todos. Foi muito positivo, tanto alunos quanto os professores puderam saber que todos terão espaço para estar inseridos na Copa de 2014. Acredito que este mega evento (Copa do Mundo) poderá transformar positivamente muitas vidas. Buscaremos nosso espaço dentro da vocação de cada um dos cursos para auxiliar o Brasil a realizar uma Copa inesquecível”, destacou.
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras