Reitoria em Ação
ULBRA prevê crescimento em 2015
Vestibular de Verão da ULBRA cresce 40%
O crescimento surpreendente de 40% nas inscrições do vestibular de verão da ULBRA, realizado no final do ano passado, é um forte indicativo de que 2015 será um ano de perspectivas positivas para o desenvolvimento da Universidade Luterana do Brasil. Em 2014/2, a instituição conseguiu manter o mesmo número de alunos matriculados no primeiro semestre, um fato histórico, já que no primeiro semestre o número de alunos costumava ser maior. O progresso é fruto de investimentos em qualificação do ensino e do corpo docente e de mudanças no modelo de gestão.
De acordo com o reitor Marcos Fernando Ziemer, o incremento é consequência de um processo multifatorial. Um dos fatores é o valor ilimitado do Fundo de Financiamento Estudantil, que fez com que o número de alunos atendidos pelo FIES atingisse mais de sete mil estudantes em todo o país. "Em 2015, estaremos próximos a 10 mil alunos bolsistas do Prouni e Proies. Eles estarão preparados por cursos muito bem avaliados pelo Ministério da Educação", enfatiza Ziemer. O reposicionamento dos preços das mensalidades foi também um ponto positivo. Em 2014, as mensalidades de muitos cursos não foram reajustadas, tornando a Universidade mais competitiva.
Universidade conceituada Uma comissão autônoma realiza constantemente a avaliação interna do ensino, em um ciclo de avaliação institucional. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) envia anualmente o relatório ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), contendo o resultado do processo e as ações propostas para qualificar o trabalho da Universidade. Os resultados anunciam o que se verifica na avaliação externa. No último relatório divulgado pelo Ministério da Educação sobre a avaliação externa das universidades, a ULBRA obteve ótimo desempenho no Conceito Preliminar de Curso. O CPC é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no país. Para que os valores se consolidem e representem efetivamente o que se espera de um curso em termos de qualidade e excelência, comissões de avaliadores fazem visitas in loco para corroborar ou alterar o conceito obtido preliminarmente. De 2009 até 2014, a Universidade passou por 160 processos de avaliação in loco, quando os avaliadores ficam de dois a três dias levantando dados sobre os cursos, os alunos e a universidade. Dos cursos analisados, 77,56% foram aprovados no CPC, um conceito positivo se considerarmos o tamanho da ULBRA: em todo o Brasil são mais de 200 cursos de graduação presenciais e 23 cursos na modalidade a distância, distribuídos em 15 unidades presenciais e 81 polos EAD.
Incentivo ao docente Para qualificar os docentes, na primeira semana de aulas acontecem reuniões e atividades sistemáticas de Formação Docente Continuada. Entre as atividades da Formação Docente Continuada estão palestras de especialistas em áreas distintas e grupos de debate, para a troca de informação sobre práticas de ensino.
Novo modelo de gestão A ULBRA passou por um processo de alteração no modelo de governança no ano passado, que vai causar reflexos positivos em 2015 e no futuro da instituição. No modelo anterior, o poder de gestão e decisão estava centralizado no reitor da ULBRA, que era o responsável pela administração de todas as unidades no Brasil. A partir de 2014, a Associação Educacional Luterana do Brasil (AELBRA) passou a ser a nova mantenedora das obras educacionais. A mudança promete modernizar a gestão corporativa para o melhor enfrentamento de desafios, com a redistribuição das responsabilidades entre diversos grupos de tomada de decisão.
Dentro da nova estrutura, o reitor tem hoje a responsabilidade de gerir e administrar o ensino superior do Rio Grande do Sul e a diretoria executiva da AELBRA coordena todas as unidades da ULBRA no Brasil, inclusive no estado. "Trata-se de um modelo de gestão moderno, que torna a tomada de decisão um processo mais ágil, trazendo mais autonomia para cada unidade", conclui Ziemer.
ACS ULBRA: Caren Moraes/Mtb 11.772
Tags
Notícias relacionadas
-
21
AGOMedicina Informe à Comunidade Acadêmica - Faculdades de Medicina -
06
MARIngresso em 2023/2 Ulbra abre vestibular complementar para Medicina -
26
OUTFormação com Propósito Feira de Estágios Ulbra Carreiras une alunos, oportunidades e propósitos -
25
OUTVestibular 2023/1 Formação com propósito marca os cursos de graduação da Ulbra Canoas
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes